Clínica Geral

O que é nefrite: conheça a doença que ataca os rins e pode não ter sintomas aparentes

Por Redação Doutíssima 23/04/2014

Você sabe o que é nefrite? Trata-se de uma doença mais perigosa do que seu nome aparenta.

Causada por uma infecção ou por uma reação do sistema imune que acaba atacando os rins, a nefrite é resultado de um processo inflamatório difuso dos glomérulos renais, tendo por base um fenômeno imunológico que se apresenta na forma aguda ou crônica.

Enquanto que, no tipo agudo da doença, a inflamação dos rins provoca lesões mínimas e há probabilidade de melhora rápida, no tipo crônico, ocorrem lesões mais graves nos rins, de forma progressiva. E o mais grave: inicialmente, a nefrite crônica pode não ter sintomas.

o que é nefrite

Nem todo mundo sabe o que é nefrite, essa doença silenciosa. Foto: Shutterstock

A patologia se manifesta quando uma substância estranha (antígeno) entra no sistema circulatório, sendo levada aos setores de defesa do organismo, que, para se defender do antígeno agressor, produz um anticorpo. A reunião dos dois forma um complexo solúvel antígeno-anticorpo que, circulando pelo organismo, pode se depositar nos tecidos, criando lesões inflamatórias. Quando o glomérulo é o tecido atingido, a lesão é chamada de glomerulonefrite.

As causas mais comuns de glomerulonefrites são de origem infecciosa, sendo estas provocadas por qualquer microorganismo (malária, tifo, salmonela, toxoplasmose, herpes e outros vírus e bactérias) que forme o complexo antígeno-anticorpo e o precipite no rim.
Há também causas não infecciosas, as quais são provocadas por doenças de vários órgãos ou por medicamentos (lítio, ouro, captopril) que liberam antígenos e desencadeiam o mecanismo imunológico que leva ao surgimento da nefrite.

Nas crianças, as nefrites agudas são curáveis em 93% dos casos. Já nos adultos, o processo curativo é menor. Somente em 50% dos casos as inflamações dos rins são curadas, sendo que o restante delas se torna crônica.

As lesões inflamatórias do rim podem ser mínimas ou de grande intensidade, afetando totalmente o glomérulo. Quanto maiores as lesões, maiores serão as manifestações clínicas e laboratoriais da doença.

O que é nefrite – tipos

Além da glomerulonefrite, há outros dois tipos da patologia, sendo que cada uma delas está relacionada à parte renal afetada ou à causa que a provoca. Uma delas é a nefrite intersticial ou tubulointersticial, que se dá quando a inflamação ocorre nos túbulos dos rins e nos espaços entre eles e o glomérulo.

Já a nefrite lúpica, que é causada pelo lúpus eritematoso sistêmico (LES), é uma doença do sistema imunológico que pode estar presente no organismo sem sinais ou sintomas nos estágios iniciais.

A patologia pode ser observada por sintomas como: diminuição da urina, presença de sangue e de proteínas na urina, hipertensão, inchaço dos olhos ou das pernas, perda de apetite, náuseas, fadiga, insônia e câimbras.

Tratamento

Para o tratamento da nefrite aguda, é preciso repouso absoluto, cuidar do excesso de água e sal e manter o controle da pressão arterial. Caso ela tenha sido gerada por um processo de infecção, o médico deve prescrever um medicamento antibiótico.

Em caso de uma nefrite crônica, o tratamento deve ser feito com o uso de medicamentos anti-inflamatórios (como cortisona, por exemplo), imunossupressores e diuréticos, além de uma dieta com restrição de sal, proteínas e potássio.

Mas fique alerta: pelo fato de o tipo crônico da doença frequentemente provocar insuficiência renal crônica, o médico deve ser consultado regularmente.

 

https://www.youtube.com/watch?v=hSd7m-XgxNQ

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Nefrite: sintomas e tratamento

Cuide dos seus rins: como prevenir cálculo renal e outras complicações

Cálculo Renal – sintomas e tratamento

Glicosúria renal: sintomas, causas e tratamento

Entenda a salmonela (diarreia intensa)

Tudo o que você precisa saber sobre Herpes

Saiba tudo sobre Herpes: uma ferida que “nunca” se cura