Gestante

Prisão de ventre ou diarreia na gravidez: saiba como tratar estes problemas sem prejudicar o bebê

Por Redação Doutíssima 23/04/2014

diarreia na gravidezAssim como a prisão de ventre, a diarreia na gravidez é um problema bastante comum, que afeta pelo menos metade das mulheres grávidas.

As mulheres que sofrem de diarreia na gravidez, principalmente durante o primeiro trimestre, costumam ficar preocupadas com a sua saúde e a do bebê. Prestar atenção na frequência da diarreia é crucial para determinar quando procurar ajuda médica.

 

Prisão de ventre e diarreia na gravidez: Por que acontece?

Os responsáveis são a pressão do útero sobre o reto e os hormônios da gravidez, que tornam mais lento o trânsito dos alimentos pelo seu trato digestivo. Suplementos vitamínicos que contenham ferro podem piorar ainda mais a situação.

A constipação normalmente é mais um inconveniente (bem chato) que um problema médico, mas, se ela persistir e estiver atrapalhando sua vida, converse com o ginecologista. Às vezes, a prisão de ventre pode causar hemorróidas, que podem ser muito doloridas.

A diarreia na gravidez pode ser causada por uma variação nos hormônios, vitaminas do pré-natal, mudanças de dieta, aumento do consumo de água ou como um resultado após iniciar uma rotina de adaptação pré-natal.

Além disso, diarreia na gravidez também pode ser causada por um parasita intestinal, intoxicação gastrintestinal ou gastroenterite. Exames médicos podem ser realizados para determinar a causa dos problemas intestinais.

Mulheres que sofrerem de diarreia com sangue ou mucosidade ou de fezes que ficam ralas ao longo do tempo devem informar o problema ao médico imediatamente.

diarreia na gravidezDiarreia que dura mais do que um ou dois dias pode levar à desidratação, que é um risco de trabalho de parto prematuro e aborto espontâneo no início da gravidez. Consulte seu médico se a condição ocorrer mais do que três vezes ao dia e persistir por mais do que dois dias.Diarreia que dura mais do que um ou dois dias pode levar à desidratação, que é um risco de trabalho de parto prematuro e aborto espontâneo no início da gravidez. Consulte seu médico se a condição ocorrer mais do que três vezes ao dia e persistir por mais do que dois dias.

 

Como tratar prisão de ventre e diarreia na gravidez?

Se você estiver sofrendo de diarreia na gravidez, evite frutas secas, alimentos gordurosos ou temperados e leite. Adicione bananas, arroz, purê de maçã, torrada, batatas, iogurte e carnes magras para ajudar a reduzir a ocorrência da diarreia.

Caso esteja tomando algum tipo de suplemento vitamínico, pergunte ao seu médico se ele acha que vale a pena tentar trocar. E não tome nenhum tipo de remédio sem consultar seu médico.

  • Coma alimentos saudáveis, como cereais, pães integrais e frutas, todos os dias.
  • Tome bastante líquido, cerca de 2 litros por dia.
  • Faça exercícios físicos. Procure caminhar, nadar, fazer hidroginástica ou yoga.

 

 

Conheça os alimentos que colaboram com uma boa resposta do intestino:

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

Aprenda a fazer um remédio caseiro para diarreia, de maneira fácil, prática e no conforto de sua casa
Entenda a salmonela (diarreia intensa)
Diarreia: sintomas, tratamento, como evitar
Saiba como se livrar da prisão de ventre
10 Dúvidas sobre a prisão de ventre
Barriga dura na gravidez: entenda suas causas, diagnostico e tratamento
Enjoando muito durante a gestação? Conheça esses 8 alimentos para evitar enjoo na gravidez