Clínica Geral

Vasculite de Churg-Strauss: quais são os sintomas e como reduzir seus efeitos

Por Redação Doutíssima 23/04/2014

Conhecida também por Síndrome de Churg-Strauss, a Vasculite de Churg-Strauss é uma doença autoimune rara, caracterizada pela inflamação de pequenos e médios vasos sanguíneos nos pulmões, pele, nervos e abdômen. Apesar de não ter uma causa ainda totalmente conhecida, a Churg-Strauss ocorre, geralmente, em indivíduos com histórico de alergia crônica, sinusite, rinite ou asma grave na meia idade e afeta mais os homens do que as mulheres.

vasculite de churg-strauss

Ainda não há uma cura conhecida para a Vasculite Churg-Strauss. Foto: Shutterstock

Uma das possíveis causas desta vasculite é o uso de medicamentos para asma, como os corticoides, que acabam provocando uma ativação excessiva do sistema imunitário. A doença também pode ser resultado do predomínio de células brancas no sangue.

Os sintomas da Vasculite de Churg-Strauss variam de pessoa para pessoa e da fase em que a patologia se encontra. No entanto, ela tende a evoluir seguindo alguns padrões. Na fase alérgica, por exemplo, é comum a ocorrência de obstrução nasal, nariz escorrendo, pólipos nasais, falta de ar ou de tosse seca.

Na fase eosinofílica, ocorre infiltração tecidular intensa de eosinófilos em vários órgãos, o que pode ser verificado por meio do exame de sangue. Nesta fase, também são recorrentes os episódios de febre, perda de peso, suores noturnos, tosse, dores abdominais e sangramento gastrointestinal.

Já na fase vasculítica, considerada a mais grave da doença, pode ocorrer inchaço dos gânglios linfáticos e das articulações, além de manchas vermelhas na pele, dormência e formigamento nas mãos e pés, insuficiência cardíaca, falta de ar, dores no peito, sangue na urina, diarréia, náusea, vômito e emagrecimento. Nesta fase, ainda podem surgir brotoejas, púrpuras palpáveis e nódulos na pele – frequentemente, em locais de pressão, como os cotovelos. Órgãos como cérebro, rins, intestinos e coração também são passíveis de apresentar sintomas da doença.

Enfrentando a Vasculite de Churg-Strauss

Para o diagnóstico da Vasculite de Churg-Strauss, é necessário realizar uma análise dos sintomas da doença. A partir de um exame de sangue, é possível verificar se há registro de aumento no número de eosinófilos na corrente sanguínea e se há presença de substâncias que indiquem a existência de inflamação no organismo.

A detecção da doença também de ser feita por meio de testes de função renal do sangue e urina. Caso os pulmões estejam inflamados, a radiografia ou a tomografia computadorizada do tórax podem revelar possíveis áreas afetadas. O último teste previsto dentro da fase diagnóstica é a biópsia de tecido envolvido.

Apesar de não existir uma cura conhecida para a Vasculite Churg-Strauss, o uso de remédios ajuda a melhorar os sintomas da doença e amplia a qualidade de vida de seus portadores. O tratamento serve para diminuir a inflamação dos vasos sanguíneos e suprimir do sistema imunológico a causa do quadro inflamatório.

A doença normalmente responde bem ao tratamento com cortisona, como a prednisolona. Geralmente, inicia-se com doses elevadas, reduzindo gradualmente ao longo dos meses. Para um resultado positivo, o tratamento pode perdurar em torno de dois anos. Em casos mais graves, o uso de imunossupressores, como o ciclofosfamida, pode ser necessário no processo de tratamento da patologia.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Como aumentar sua imunidade através de 9 alimentos

Baixa imunidade: morango auxilia na prevenção de doenças

Fique alerta aos sinais de alergia

Conheça as causas da rinite alérgica

Sinusite Bacteriana: sintomas, causas e tratamento

Sinusite aguda: sintomas, causas e tratamento

Cura da sinusite: é possível? O que fazer?