Dica do Nutricionista

Conheça os benefícios do Teff para a sua saúde, um dos principais cereais da Etiópia

Por Redação Doutíssima 24/04/2014

Você provavelmente já ouviu falar ou até mesmo já comeu algum desses pratos: arroz integral, cereais e quinoa. Eles vem se tornando cada vez mais comum em nossas dietas. O mais recente deles é a quinoa, que teve grande aceitação entre os fãs de uma dieta saudável e natural.

 teff

No entanto existe um outro cereal pouco conhecido chamado teff, que tem mostrado muita eficácia sendo usado até mesmo na Etiópia, chamado também de ‘nova quinoa’

 

O que é o teff?

 

Você conhece o teff ? Este é um cereal , que vem diretamente da Etiópia, e tem uma grande divulgação na Europa e nos Estados Unidos, para a grande felicidade dos adeptos da dieta sem glúten, muito procurada hoje em dia. O Jornal britânico The Guardian escreveu um artigo onde além de apresentar as propriedades do teff ele deixa claro a importância dos recursos essenciais do teff para a Etiópia.

O teff é resistente a climas rigorosos quentes e secos, mas também pode ser cultivado em solos alagados. É uma semente pequena com colorações variadas (do branco, ao vermelho ou marrom escuro). Os tipos mais claros possuem um sabor mais suave, mas todos são igualmente nutritivos.

A semente do teff tem muitas propriedades ela é extremamente rica e benéfica para o nosso corpo . Este grão é composto de cálcio , de ferro e de proteínas e não contêm glúten . Segundo o The Guardian o Teff é idolatrado pelos etíopes, a alimentação lá é feita basicamente de inejra, que é uma panqueca feita de teff.

Propriedades

O teff apresenta alto valor nutritivo, sendo muito superior à de outros cereais, como o trigo ou cevada, fornecendo energia de vida imediato e duradouro.

Sem glúten cereais. O que o torna ideal para dietas com intolerância ao trigo ou sem glúten dietas.

 teff

Rico em carboidratos de liberação lenta degradação ou lento, tornando-se muito adequado para esportistas de alta performance têm uma necessidade rápida e prolongada por carboidratos.

Este cereal, que tem uma forma pequena semelhante a pequenas sementes, é rico em cálcio e ferro também contém fibra e proteína. Gwyneth Paltrow e Victoria Beckham são apenas algumas das fanáticas de alimentação correta que já descobriram os benefícios deste cereal.

Tendo em vista a grande aceitação do Teff em países ocidentais pela população que cada vez mais busca por uma opção de dieta nutritiva e saudável. O governo da Etiópia cada vez mais voltado para as produções agrícolas do teff, promete dobrar a produção do cereal para 2015.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!

 

Saiba mais:

Entenda a intolerância ao glúten

Café da manhã que ajuda a proteger os olhos: cereais integrais, mamão e goiaba

Aprenda a usar farinha integral no seu dia a dia

4 vegetais que auxiliam no emagrecimento

6 receitas de sobremesa sem glúten

Não saia da dieta!Receita saudável de cookies de aveia e chocolate amargo

Seu corpo agradece! Aprenda 5 deliciosas receitas com arroz integral