Gestante

Descubra se a Insônia na gravidez é normal e conheça os tratamentos mais comuns

Por Redação Doutíssima 24/04/2014

Muitas mulheres grávidas dizem que é difícil dormir, porque elas não se sentem confortáveis (afinal não é fácil dormir com uma melancia na barriga), precisam correr para o banheiro constantemente, possuem cãibras nas pernas, e está animada – e ansiosa- com a chegada do bebê.

Com tantas mudanças físicas e emocionais acontecendo, não é nenhuma surpresa que 8 em cada 10 mulheres sofrem de insônia na gravidez, entre outros problemas de sono.

insônia na gravidez

Mas não se preocupe, a insônia na gravidez não pode interferir com a saúde do seu bebê. Além disso, às vezes, deixar de lado a preocupação é tudo o que você precisa para ajudar com o problema. Preparamos algumas dicas que podem te ajudar com a insônia na gravidez, não custa nada tentar!

 

Dicas para insônia na gravidez

 

  • Limpe as plataformas emocionais. Se você tiver preocupações persistentes que estão te deixando acordada durante as noites, converse com seu parceiro ou com amigos sobre o assunto e tente separá-las durante o dia. Você pode experimentar escrevê-las também.
  • Leve o tempo que precisar para jantar. Não empurre a comida abaixo, mantenha um ritmo saudável, assim a azia não irá te pegar de noite. E tente não jantar muito perto da hora de dormir, a barriga cheia pode deixá-la com muita energia – ou muito desconfortável para dormir.
  • Evite cafeína e chocolate no final da tarde ou à noite, já que os dois podem contribuir para a insônia na gravidez. Um lanchinho antes de ir dormir cai super bem, mas escolha bem, um bolinho de pão integral, um copo de leite ou damascos secos, podem te ajudar a cair no sono.

    insônia na gravidez

  • Preencha sua necessidade diária de líquidos durante o início da noite para reduzir as viagens ao banheiro durante a noite, já que a micção noturna é uma das principais causas da insônia na gravidez.
  • Tente praticar algum exercício físico diariamente durante a gravidez, mas não muito perto da hora de dormir ( a adrenalina pós treino corre o risco de te deixar acordada).
  • Realize uma rotina de dormir. Por mais difícil que seja, tente ir dormir e levantar-se nos mesmos horários todos os dias. Toda noite antes de ir dormir, leia um livro, escute uma música suave até que o sono venha. Esses hábitos diários podem combater a insônia na gravidez de forma eficiente.
  • Tente criar um ambiente sonolento, com um banho de água quente e um copo de leite morno antes de ir para a cama ou solicite ao seu parceiro uma massagem relaxante.
  • Se você estiver utilizando sua cama para atividades diversas durante o dia, você pode correr o risco de não conseguir associar essa parte da sua casa como um ambiente de relaxamento. Pague suas contas na cozinha e deixe sua cama para momentos mais tradicionais.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

Dicas para dormir melhor durante a gravidez

Insônia na gravidez: o que fazer?

10 Dicas para dormir bem todas as noites

Barriga dura na gravidez: entenda suas causas, diagnóstico e tratamento

Grávidas: 9 dicas para uma dieta saudável

5 Sintomas de gravidez que farão com que você adore estar grávida

Saiba mais sobre os remédios para dormir