Especialidades

Dor no peito? Saiba o que o seu corpo quer dizer com este sinal

Por Redação Doutíssima 24/04/2014

Uma simples dor no peito pode ter vários significados. Ela pode ser um sinal de angina, infarto, problemas respiratórios, gases, crises de ansiedade ou simplesmente um sintoma de estresse. Por isso, é importante observar o tipo de dor e se ela está acompanhada de algum outro indício – como sensação de estômago cheio – ou se surge após algum esforço físico.

A dor no peito, algumas vezes, pode ser confundida com sinal de gases ou de um infarto. No entanto, a principal diferença que existe entre elas é que, no caso de um infarto, a dor dura mais de 20 minutos e pode se estender a outras áreas do corpo, como o braço. Já na ocorrência de gases, o indivíduo sentirá pontadas no peito e sensação de má digestão. Além disso, a dor é menos constante.

dor no peito

Dor no lado esquerdo do peito pode estar associada a problemas cardíacos. Foto: Shutterstock

Quando a dor no peito ocorre do lado esquerdo, ela pode estar associada a problemas cardíacos, sinalizando que o coração não está recebendo sangue e oxigênio suficientes. O sintoma mais comum é sentir um aperto, pressão forte ou dor esmagadora.

Ao atingir o lado esquerdo do peito, ela também pode apontar para uma ruptura na parede da aorta, o grande vaso sanguíneo que leva sangue do coração para o resto do corpo. Neste caso, a dor é forte e repentina no peito e na parte superior das costas. Já um inchaço na camada que envolve o coração, a pericardite, provoca dor na parte central do tórax.

Outras causas de dor no peito

Problemas pulmonares também podem causar dores no peito. Pneumonia, por exemplo, provoca uma dor aguda e que, muitas vezes, piora quando você respira mais fundo ou tosse. A dor também surge em caso de embolia pulmonar, de colapso do pulmão e de inflamação do tecido ao redor do pulmão (pleurisia).

Além destas possibilidades, a condição também pode ser sinal de ataque de pânico, de ansiedade e estresse. Quando caracteriza isto, ela frequentemente vem acompanhada de respiração acelerada. No caso de sintoma de herpes-zóster, a dor é aguda e causa formigamento que vai do peito até as costas, podendo provocar uma erupção.

O quadro ainda pode ser causado por problemas do sistema digestivo como, por exemplo, cálculos biliares. Neste caso, há piora após as refeições, principalmente se forem ingeridas comidas gordurosas.

A dor também ocorre em decorrência de espasmos ou de estreitamento do esôfago, de azia ou refluxo e úlcera estomacal ou gastrite. Outra possível causa é a dor muscular no peito, em decorrência de exercício físico intenso ou de acesso de tosse.

Cuidados

Fique atento aos seguintes sintomas: se a dor se irradia para a mandíbula, braço esquerdo ou entre as escápulas, se causa náusea, tontura, suor, taquicardia ou dificuldade respiratória. Caso saiba que tem angina e a dor no peito se intensificar de repente, ou se ela for causada por atividades mais leves ou durar mais do que o usual, procure um médico ou ligue para a emergência.

A ajuda também deve ser solicitada quando a dor surgir repentinamente e de forma aguda no peito, com dificuldade para respirar, principalmente depois de uma viagem longa, ou de um período ausente de movimentação, ou se uma perna estiver inchada ou mais inchada do que a outra. Em caso de dúvidas, sempre busque auxílio médico.

 

https://www.youtube.com/watch?v=SmS34fU1044

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Alerta: 4 Coisas que você sente antes de um ataque cardíaco (infarto)

6 dicas para aliviar o desconforto causado pelos gases na gravidez

Dicas para reduzir o estresse

Dieta anti estresse: controle a ansiedade e perca 5kg em um mês

Alto risco! Infarto em jovens e pessoas com menos de 40 anos são mais perigosos

Mantenha seu coração em forma

Mantenha seu coração saudável cuidando de sua boca