Clínica Geral

Medicina Integrada: entenda a importância de se compreender a palavra saúde de forma mais ampla

Por Dr. Hugo Yamashiro 24/04/2014

Não pensar a saúde apenas como consequência do bom funcionamento do corpo, mas pela ótica da medicina integrada, que compreende tudo o que permeia a vida do ser humano 

medicina integrada

Apesar da palavra saúde ser amplamente usada, acredito que poucas pessoas já pararam para pensar profundamente no seu conceito. O termo saúde é muito amplo, pois deve incorporar a saúde física, mental, bem estar social e estético, religioso e financeiro.

Em relação a saúde religiosa, não poderei colocar muitos detalhes por conta até de uma certa falta de conhecimento. Mas cada pessoa pode ter a sua própria religião e crença, devendo respeitar as opiniões diferentes e não fazer nada muito radical.

Em relação a saúde física, o que sempre enfatizo é que a ausência de sintomas não quer dizer saúde. Ou seja, se você não ter dor alguma ou qualquer outra queixa, não quer dizer que você esta saudável, pois infelizmente muitas doenças não mostram sintomas.

Outro cuidado é com interpretações de exames. Há pessoas que realizam exames periódicos que sempre estão ótimos, mas isso também não quer dizer saúde. Isso porque essa pessoa pode não dormir bem, pode estar obesa, pode ter vícios e hábitos de vida não saudáveis ou ainda pode se nutrir de forma incorreta. Apesar do parâmetros dos exames estarem normais, essa pessoa esta muito longe de ser saudável.

Medicina integrada e os medicamentos

O uso de medicamentos é outro assunto muito controverso em relação a saúde. Quando bem indicados e usados sob supervisão medica, os medicamentos visam sim a saúde. Tenho diversos pacientes medicados e conheço muitas pessoas que precisam de medicamento diário e estão saudáveis, pois através dos medicamentos, essas pessoas melhoram o humor, a capacidade de trabalho, controlam a alimentação, tem mais disposição, ficam com menos sintomas, e diversos outros benefícios que lhe trazem bem estar, enquanto o oposto também existe.

Muitos acham que medicamentos são venenos e ficam evitando os mesmos, sendo que por isso acabam com dores crônicas, piora de doenças, piora de qualidade de vida e muitos outros aspectos negativos, pois acreditam que não usar medicamento algum significa ser saudável.

Falando de nutrição, ai o assunto fica infinito. Cada um tem um beneficio com certos alimentos, enquanto que para outros, esse mesmo alimento passa a ser fonte de doenças. A quantidade também é muito importante. Existem aqueles que acreditam que a fonte de nutrientes naturais é o mais saudável e comem frutas exageradamente, o que pode gerar diversos problemas como diabetes tipo 2 e obesidade.

Existem aqueles que acreditam que o carboidrato é o veneno, e acabam optando por algo radical baseado apenas em proteínas, o que também gera doenças, pois o carboidrato é a nossa fonte principal de energia. Se falarmos de leite e carne, ai sim que chegamos a diversas contradições. Há os defensores e os que atacam frequentemente. Minha visão profissional e pessoal é que para cada individuo, esses alimentos serão fonte importante de energia e saúde, enquanto que para outros serão como venenos.

Para atividade física, o mesmo também acontece. Pessoas que fazem atividade física em excesso com finalidades estéticas ou ate por relaxamento, podem ter a atividade física como uma fonte de doença ao invés de saúde. O excesso de carga, repetições, corridas, pesos, e exercícios serão fontes de lesões e problemas osteomusculares e até hormonais.

Pensando a medicina integrada e a saúde de maneira mais ampla, poderíamos escrever paginas e páginas para tentar definir saúde e seu mais amplo significado, e ainda sim acredito que ficaríamos aquém do ideal. O mais importante é ter equilíbrio em tudo na vida, entre os alimentos, atividade física, trabalho e diversão, estética e bem estar, e em todos os aspectos de nossas vidas.

Viva o equilíbrio!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!

Saiba mais:

Medicina: A Técnica ou a Ética?

Tratamento com acupuntura pode ser alternativa menos invasiva contra a hérnia de disco

Remédios caseiros e medicina alternativa: conheça o poder das plantas que curam

Acupuntura é um ramo tradicional da medicina chinesa

Acupuntura na gravidez pode ser uma boa experiência

Benefícios da acupuntura: você dá a devida importância à sua respiração na sua rotina

Problemas com cistos ovarianos? Entenda como a acupuntura pode te ajudar!