o que faz um endocrinologista

Todos sabem que o cardiologista cuida do coração, o ginecologista, da saúde das mulheres e o pediatra trata de crianças. Contudo, apesar de ser uma especialidade em franca ascensão, alguém, volta e meia, sempre pergunta: “O que faz um endocrinologista?”.

Endocrinologista é o médico especialista nos transtornos das glândulas endócrinas. Diferentemente das glândulas exócrinas, que secretam substâncias nas cavidades internas ou para o exterior do corpo, as glândulas endócrinas são responsáveis por secretar substâncias na corrente sanguínea. Essas substâncias são chamadas de hormônios.

Os hormônios são responsáveis por uma série de funções fundamentais para o nosso organismo. Entre elas, estão a regulação do metabolismo, da reprodução, do crescimento e do desenvolvimento.

O que faz um endocrinologista

Distúrbios da secreção ou da ação dos hormônios podem levar a uma série de doenças. Entre elas, as mais comumente tratadas pelo endocrinologista são:

– obesidade;

– alterações do colesterol e triglicerídeos;

diabetes mellitus;

– doenças da tireoide;

– distúrbios da puberdade e do crescimento;

– alterações menstruais e excesso de pelos;

– osteoporose e outras doenças do metabolismo do cálcio;

– doenças das glândulas hipófise e adrenais.

Os hábitos de vida modernos, caracterizados por alimentação inapropriada e sedentarismo, assim como o aumento da expectativa de vida, são os responsáveis pelos níveis epidêmicos de algumas destas doenças. Por exemplo, de cada 100 brasileiros, estima-se que em torno de 40 estejam acima do peso, 10 estejam obesos e 12 estejam diabéticos. Já o hipotireoidismo (diminuição da produção de hormônios pela glândula tireoide) pode acometer cerca de 10 em cada 100 pessoas.

Cada vez mais requisitado, é importante que todos conheçam o que faz um endocrinologista, qual a sua especialidade. Isso fará com que a população saiba procurar por esse profissional quando necessário, garantindo assim tratamento qualificado para os problemas em questão.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Tratamento para obesidade: quando é hora de procurar e quais os melhores tratamentos para combater o excesso de peso

Diabetes Mellitus na infância: Quando suspeitar?

Inibidores da SGLT2: saiba como funcionam os novos tratamentos para o diabetes mellitus

Como controlar os sintomas da tireóide

Menstruação atrasada: o que pode ser?

Doutor, será que tenho Hipotiroidismo?

Como acontece a puberdade precoce