Se você deseja engravidar, é preciso pensar em possibilidades de se fortalecer e aumentar a fertilidade meses antes. Existem alguns alimentos capazes de auxiliar no processo. Os alimentos que ajudam a aumentar a fertilidade são aqueles que melhoram a produção dos hormônios sexuais.
Na mulher é importante ter cuidados alimentares no mês anterior à concepção quando o óvulo está amadurecendo enquanto que para o homem é necessário cuidados alimentares quatro meses antes, pois é preciso esse tempo para fabricar espermatozoides novos.
Como aumentar a fertilidade?
1) Leite integral
Pesquisadores de Harvard constataram que laticínios sem gordura ajudam a aumentar o desequilíbrio hormonal. Um copo de leite integral por dia, por sua vez, já ajudaria a regular os hormônios e aumentar a fertilidade.
“O leite integral causa uma menor oscilação na insulina. O fato de o alimento ser integral faz com que ele seja absorvido de forma mais lenta pelo organismo, garantindo saciedade e menor oscilação da globulina, que ajuda no transporte dos hormônios ligados à fertilidade”, enfatiza a especialista em reprodução assistida Paula Fettback.
2) Alimentos sem gordura trans
Alimentos sem gordura trans, mas que contenham gordura boa, devem estar presentes na alimentação da futura gestante. Segundo o nutrólogo José Alves Lara Neto, os hormônios ligados à gravidez precisam da gordura boa para funcionarem adequadamente.
3) Tomate
Alimentos ricos em licopeno, um nutriente que muitas mulheres não sabem da importância para a gerar um bebê, está presente, principalmente, nos tomates. “Ele é benéfico para os ovários, ajudando a regular a produção hormonal e deixando o ciclo ovulatório normal”, ensina a ginecologista Paula Fettback.
4) Salmão
O salmão é rico em vitamina B6 que ajuda na fertilidade e na formação de um feto saudável. Outras vitaminas essenciais são a B9 e a B12. “A vitamina B6 ajuda a regular o açúcar no sangue, evitando picos de insulina. A B9 (ácido fólico) diminui problemas na formação do tubo neural do bebê. Já a B12 melhora a camada do útero que vai receber o embrião e regula o ciclo menstrual”, afirma o nutrólogo José Alves Lara Neto.
5) Alimentos ricos em vitamina C
Além das vitaminas B6, B9 e B12, outra vitamina que não pode faltar no cardápio é a vitamina C. Ela mantém a imunidade em dia, diminuindo o risco de doenças, devido ao seu poder antioxidante, além disso, a vitamina C normaliza a ovulação e ajuda a aumentar a fertilidade.
6) Ostra
O ciclo hormonal também depende de a mulher ter uma quantidade adequada de hormônios sexuais tanto produzida pelos ovários, pelas glândulas suprarrenais como pelo tecido periférico (gordura).
Para isso, alguns alimentos ricos em zinco e selênio são de grande ajuda. É o caso da ostra e outros alimentos como castanha-do-pará, ovos, carne bovina, entre outros.
7) Carne vermelha
A deficiência do ferro no sangue pode causar um mau desenvolvimento do feto, mas também pode prejudicar na própria fertilidade de quem deseja engravidar. “Quando o ferro está em baixa no organismo da mulher, ela pode não ovular”, afirma o nutrólogo José Alves Lara Neto. Uma boa fonte de ferro é a carne vermelha.
Entenda melhor a influência dos alimentos para aumentar a fertilidade:
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!