Fertilidade > Gestante

Para melhorar suas chances de engravidar: conheça 7 Alimentos para aumentar a fertilidade

Por Redação Doutíssima 24/04/2014

Se você deseja engravidar, é preciso pensar em possibilidades de se fortalecer e aumentar a fertilidade meses antes. Existem alguns alimentos capazes de auxiliar no processo. Os alimentos que ajudam a aumentar a fertilidade são aqueles que melhoram a produção dos hormônios sexuais.

Na mulher é importante ter cuidados alimentares no mês anterior à concepção quando o óvulo está amadurecendo enquanto que para o homem é necessário cuidados alimentares quatro meses antes, pois é preciso esse tempo para fabricar espermatozoides novos.

 

aumentar a fertilidade

Como aumentar a fertilidade?

 

1) Leite integral

Pesquisadores de Harvard constataram que laticínios sem gordura ajudam a aumentar o desequilíbrio hormonal. Um copo de leite integral por dia, por sua vez, já ajudaria a regular os hormônios e aumentar a fertilidade.

“O leite integral causa uma menor oscilação na insulina. O fato de o alimento ser integral faz com que ele seja absorvido de forma mais lenta pelo organismo, garantindo saciedade e menor oscilação da globulina, que ajuda no transporte dos hormônios ligados à fertilidade”, enfatiza a especialista em reprodução assistida Paula Fettback.

 

Dúvidas e experiências para compartilhar com outros pais? Temos um espaço reservado para ‘Gravidez’ em nosso fórum!

 

2) Alimentos sem gordura trans

Alimentos sem gordura trans, mas que contenham gordura boa, devem estar presentes na alimentação da futura gestante. Segundo o nutrólogo José Alves Lara Neto, os hormônios ligados à gravidez precisam da gordura boa para funcionarem adequadamente.

 

 

3) Tomate

Alimentos ricos em licopeno, um nutriente que muitas mulheres não sabem da importância para a gerar um bebê, está presente, principalmente, nos tomates. “Ele é benéfico para os ovários, ajudando a regular a produção hormonal e deixando o ciclo ovulatório normal”, ensina a ginecologista Paula Fettback.

 

 

aumentar a fertilidade4) Salmão

O salmão é rico em vitamina B6 que ajuda na fertilidade e na formação de um feto saudável. Outras vitaminas essenciais são a B9 e a B12. “A vitamina B6 ajuda a regular o açúcar no sangue, evitando picos de insulina. A B9 (ácido fólico) diminui problemas na formação do tubo neural do bebê. Já a B12 melhora a camada do útero que vai receber o embrião e regula o ciclo menstrual”, afirma o nutrólogo José Alves Lara Neto.

 

 

5) Alimentos ricos em vitamina C

Além das vitaminas B6, B9 e B12, outra vitamina que não pode faltar no cardápio é a vitamina C. Ela mantém a imunidade em dia, diminuindo o risco de doenças, devido ao seu poder antioxidante, além disso, a vitamina C normaliza a ovulação e ajuda a aumentar a fertilidade.

 

 

6) Ostra

O ciclo hormonal também depende de a mulher ter uma quantidade adequada de hormônios sexuais tanto produzida pelos ovários, pelas glândulas suprarrenais como pelo tecido periférico (gordura).

Para isso, alguns alimentos ricos em zinco e selênio são de grande ajuda. É o caso da ostra e outros alimentos como castanha-do-pará, ovos, carne bovina, entre outros.

 

 

7) Carne vermelha

A deficiência do ferro no sangue pode causar um mau desenvolvimento do feto, mas também pode prejudicar na própria fertilidade de quem deseja engravidar. “Quando o ferro está em baixa no organismo da mulher, ela pode não ovular”, afirma o nutrólogo José Alves Lara Neto. Uma boa fonte de ferro é a carne vermelha.

 

 

Entenda melhor a influência dos alimentos para aumentar a fertilidade:

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!