Medicina Alternativa

Problemas com cistos ovarianos? Entenda como a acupuntura pode te ajudar!

Por Flavia Macedo Parente 24/04/2014

Equilíbrio das energias corporais por meio da acupuntura pode contribuir no tratamento de diversas doenças, entre elas os cistos ovarianos 

cistos ovarianos

Cistos Ovarianos são pequenas bolsas que se formam dentro dos ovários, dois órgãos laterais ao útero, com função de produzir hormônios femininos. Estes cistos podem ser líquidos ou sólidos. A diferença entre cisto no ovário e ovário policístico (SOP-Síndrome do Ovário Policístico) está no número e no tamanho destes cistos. Apenas 10% das mulheres que apresentam cistos no ovário têm sintomas, entre estes estão: aumento de pelos no rosto, peito e abdômen, acne, irregularidade menstrual, obesidade e infertilidade, as causas não são claras.

Na acupuntura esta desarmonia entra em um grupo chamado de massas abdominais. Os cistos ovarianos ou o ovário policístico se enquadram principalmente em mulheres que apresentam deficiência do Yang do Rim ou deficiência do Qi do Baço.

É importante lembrar que quando uma avalição é realizada por um acupunturista, estas nomeações de órgãos referem-se a denominações energéticas não caracterizando alguma alteração na estrutura ou função do órgão em si. Tais características energéticas podem acrescentar mulheres sintomas como o cansaço, membros frios, falta de interesse, depressão, edema, alimentos não digeridos nas fezes.

Acupuntura e os cistos ovarianos

A causa de tais cistos no ovário no olhar da Acupuntura são diversas e incluem hereditariedade, estresse emocional, dieta e fatores patogênicos externos. Na hereditariedade são famílias de mulheres que apresentam tais sintomas, muitas vezes os sintomas aparecem logo na adolescência porém o diagnóstico ocidental só ocorre na idade adulta.

O Estresse Emocional, principalmente a raiva e a frustração não permitem um fluxo energético harmonioso e com o tempo geram a formação de massas abdominais. A dieta irregular, baseada em alimentos gordurosos e/ou em alimentos frios e crus atrapalham a absorção dos alimento,s produzindo frio e muco internos. Consequentemente, estes podem se instalar no abdômen inferior gerando os cistos.

Os fatores patogênicos externos são os menos comuns, seriam mulheres que têm contato por muito tempo com ambientes frios e úmidos. Um exemplo clássicos são mulheres que trabalham em plantações de arroz, com os pés mergulhados na água, em regiões frias, e apresentam problemas com cistos ovarianos.

O tratamento através da Acupuntura Energética consiste em eliminar os fatores patogênicos, sempre atuando com acupuntura e técnicas complementares afim de tratar a causa em si, ou seja, movimentar o fluxo energético caso tenha muco, aquecer nos casos de frio, harmonizar o emocional. Nos casos de hereditariedade além de atuarmos nos sintomas trabalhamos no sentido de orientações de hábitos que a mulher possa apresentar que potencialize tais sintomas.

No estresse emocional a harmonização é imprescindível, porém torna-se necessário orientações sobre exercícios energéticos, exercícios físicos, técnicas de respiração que favoreçam o equilíbrio emocional. A dieta irregular uma orientação, muitas vezes somente a mudança da ordem dos alimentos durante a refeição já muda muita coisa.

Os resultados são excelentes, ocorrem tanto a redução dos sintomas como muitas vezes o desaparecimento dos cistos confirmados com exames de imagem. O grande ganho além da cura dos cistos ovarianos, em minha opinião, é que a mulher trata uma desarmonia que causa tantos desconfortos e ainda ganha um equilíbrio fisiológico ímpar.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Benefícios da acupuntura: você dá a devida importância à sua respiração na sua rotina

Sabia que sua dor nas costas pode ser hérnia de dsco? Acabe com suas dúvidas agora!

Acupuntura é um ramo tradicional da medicina chinesa

5 Hábitos para uma vida saudável

8 Dicas para uma vida saudável com uma dieta melhor e mais nutritiva

Acupuntura na gravidez pode ser uma boa experiência

Dor nas costas? Conheça as causas e tratamentos