Clínica Geral

Síndrome de Goodpasture: doença pode matar rapidamente se não for tratada em estágio inicial

Por Redação Doutíssima 24/04/2014

Atingindo geralmente homens fumantes e jovens entre a adolescência e a segunda década de vida, a Síndrome de Goodpasture é uma doença autoimune que pode levar à morte de forma rápida se não for tratada precocemente.

síndrome de goodpasture

Síndrome se manifesta inicialmente por sintomas respiratórios. Foto: Shutterstock

Ela é caracterizada por uma hemorragia pulmonar e pelo comprometimento renal, que causam insuficiência respiratória e má filtração do sangue. A patologia se manifesta inicialmente por sintomas respiratórios, principalmente tosse acompanhada por sangue.Em seguida, podem ocorrer manifestações oriundas de doenças do rim, que têm como causa a inflamação dos glomérulos (unidade funcional dos rins). Como consequência destes processo, há aumento dos níveis de uréia no sangue e uma possível insuficiência renal crônica.

A mortalidade tendo esta síndrome como causa ainda é bastante elevada. Cerca de 30% dos indivíduos que apresentam à doença vão a óbito por não tratarem a glomerulonefrite (inflamação do glomérulo), o que acaba culminando na hemorragia pulmonar e na falência renal crônica. Outra característica preocupante da doença é que os seus sintomas podem evoluir rapidamente, agravando o quadro de saúde do paciente.

Os indivíduos que sofrem da Síndrome de Goodpasture, por alguma razão ainda não totalmente conhecida da ciência médica, produzem anticorpos contra algumas estruturas do aparelho filtrante dos rins, dos sacos de ar (alvéolos) e dos capilares dos pulmões. Como resultado desta condição, ocorre uma inflamação que interfere no processo renal e pulmonar. É por esta razão que se suspeita que tais anticorpos podem ser a causa direta desta doença.

Sintomas

Quem sofre da Síndrome de Goodpasture costuma apresentar falta de ar, além de episódios de tosse com emissão de sangue. Ao mesmo tempo em que a respiração pode diminuir e se registrar uma grande perda de sangue, é verificada a insuficiência renal.

Devido ao rápido desenvolvimento da doença, dificilmente se consegue fazer um diagnóstico precoce. O primeiro passo para a identificação da doença consiste em realizar um exame de sangue. Por meio dele, é possível verificar a presença destes anticorpos característicos no sangue. Além disto, frequentemente, a síndrome é acompanhada também de anemia.

A realização de uma radiografia do tórax é outra forma de enfrentamento da patologia. Por meio deste exame, é possível verificar zonas alteradas em ambos os pulmões, facilitando o diagnóstico da doença. Outra medida possível é realizar uma biópsia do tecido renal, que permite identificar depósitos microscópicos de anticorpos com um padrão específico.

Tratamento da Síndrome de Goodpasture

O tratamento da Síndrome de Goodpasture é medicamentoso, utilizando-se de corticosteroides e ciclofosfamida por via endovenosa. No entanto, esta não é a única forma de enfrentar a doença. Seu portador, geralmente, precisa realizar transfusão de sangue, usar máscara de oxigênio e até mesmo se submeter à ventilação mecânica para facilitar a sua respiração. Além disso, há a tendência de o paciente ter que realizar hemodiálise três vezes por semana.

A adoção destes procedimentos pode contribuir significativamente para salvar a função dos rins e dos pulmões – uma vez que a deterioração tenha se processado, ela se torna impossível de ser revertida. O processo de tratamento tem duração estimada em torno de 12 meses, sendo que, na maioria dos casos, o paciente permanece internado no hospital durante este período.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Hemorragia: sintomas, causas e tratamento

Conheça as principais doenças causadas pelo fumo

Cuide dos seus rins: como prevenir cálculo renal e outras complicações

Como interpretar um exame de sangue

Saiba mais sobre a tosse crônica

Como lidar com hemorragias

Entenda um pouco mais sobre o enfisema pulmonar