Clínica Geral

Tireoidite de Hashimoto pode indicar que o paciente sofre de outras doenças endócrinas

Por Redação Doutíssima 24/04/2014

A principal característica da Tireoidite de Hashimoto, também conhecida como tireoidite linfocítica crônica, é a inflamação da tireoide. Esta doença autoimune é causada por um erro do sistema imunológico, o qual faz com que o organismo passe a fabricar anticorpos contra as células da tireoide, glândula localizada na região anterior do pescoço e que possui a função de produzir hormônios que regulam grande parte do funcionamento das células do corpo. Com isto, os anticorpos provocam a destruição da glândula ou, ao menos, a redução da sua atividade.

tireoidite de hashimoto

Tireoidite de Hashimoto é a principal causa do hipotireoidismo. Foto: Shutterstock

Conforme as células da tireoide vão sendo destruídas por estes anticorpos, a capacidade da glândula de produzir os hormônios T3 e T4 vai caindo. Esta queda nos níveis de hormônios tireoidianos leva ao aumento da secreção de TSH pela hipófise, o que estimula as células da tireoide – que ainda existem – a aumentar sua produção de hormônios. Assim, vão normalizando os níveis de T3 e T4 no organismo. Por isto, na fase inicial da Tireoidite de Hashimoto, não é possível identificar o aparecimento de sintomas, já que os níveis sanguíneos de T3 e T4 permanecem normais.

Este processo é alimentado pelo organismo até o ponto em que as células remanescentes são tão poucas que já não conseguem mais produzir o T3 e T4 necessários para manter um nível sanguíneo desejado.

Quando os hormônios da tireoide ficam em níveis baixos, começam então a surgir os primeiros sintomas do hipotireoidismo. Entretanto, é possível que o paciente desenvolva a patologia já nas fases inicias, pois a glândula irritada pode começar a liberar mais hormônios que o desejado.

A Tireoidite de Hashimoto é a principal causa do hipotireoidismo, nome que se dá quando a tireoide funciona de maneira deficiente, produzindo menos hormônios do que o necessário para o controle do nosso metabolismo.

Sintomas

Como não existem sinais típicos da Tireoidite de Hashimoto, visto que ela é uma doença de evolução lenta, os sintomas só aparecem quando o hipotireoidismo já está instalado no metabolismo. A doença começa com um aumento indolor da tireoide ou com uma sensação de plenitude no pescoço, não dolorosa à palpação.

Nesta fase, é possível observar o aumento do volume da tireoide, chamado de bócio, fraqueza, desânimo, depressão, sonolência, prisão de ventre, diminuição do apetite, pele seca e fria, intolerância ao frio, diminuição do suor, perda de cabelo, ganho de peso, anemia, dor nas articulações, alterações da menstruação, infertilidade, disfunção erétil, perda da libido, aumento do colesterol, câimbras, anemia e hipertensão. Fique alerta: com o avanço da doença, os sintomas vão se agravando.

Tratamento da Tireoidite de Hashimoto

Não existe cura para a Tireoidite de Hashimoto, mas, apesar disto, já existem hormônios tireoidianos sintéticos que ajudam no tratamento contra hipotireoidismo. O tratamento consiste na administração diária de Levotiroxina, um T4 sintético. O objetivo é manter o TSH dentro da faixa de normalidade.

Os sintomas da doença costumam regredir já nas duas primeiras semanas de ação terapêutica. No entanto, é importante ressaltar que o tratamento deve ser feito por toda vida, não podendo ser interrompido em nenhum momento.

 

https://www.youtube.com/watch?v=FcI2f0EPo6I

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Sofrendo com o hipertireoidismo? Aprenda a controlar os sintomas e viva melhor

Como controlar os sintomas da tireóide

Os médicos conseguem diagnosticar a depressão?

Como reduzir o colesterol e o triglicérides com uma dieta bem planejada

Afinal o que é colesterol?

Conheça as principais causas da infertilidade feminina

Conheça as principais causas da infertilidade masculina