Especialidades

Você já ouviu falar da candidíase intestinal? Conheça causas e tratamento da doença

Por Redação Doutíssima 24/04/2014

Considerada uma doença infecciosa oportunista, a candidíase intestinal é causada pela proliferação do fungo Candida Albicans, que normalmente habita a flora intestinal. Apesar da maioria das pessoas possuírem o fungo em seu sistema intestinal, qualquer desequilíbrio na flora local ou no estado imunológico pode levá-lo a se proliferar exageradamente, invadir tecidos e, assim, desenvolver a patologia.

candidíase intestinal

Este tipo de candidíase é provocado por um fungo que habita a flora intestinal. Foto: Shutterstock

As principais causas desta doença estão atreladas ao comprometimento do sistema de imunidade, como ocorre durante o tratamento para o câncer e nos que desenvolvem AIDS. Por isto, um sistema imunológico forte é a primeira linha de defesa contra o crescimento excessivo do fungo responsável pelo seu desenvolvimento, Ao mesmo tempo em que desequilibra a flora intestinal, a candidíase provoca a síndrome do intestino solto. Ela também é responsável pela fadiga adrenal (cansaço excessivo).

Por se tratar de um fungo que habita a região intestinal, a patologia nem sempre é diagnosticada por meio de exames, pois estes acusariam a presença de diversas de suas espécies: às vezes com ênfase para a Candida Albicans, em outras para a Candida SP (mais recorrente). No entanto, é preciso estar atento ao diagnóstico, pois a simples presença do fungo não caracteriza que a pessoa tenha a doença.

Sintomas

A observação individual contínua é importante ferramenta na detecção da candidíase intestinal, devendo sempre ter acompanhamento especializado para diagnóstico e tratamento. A doença também pode ser identificada por meio da observação de resíduos esbranquiçados nas fezes.

Entre os seus sintomas, estão a constipação, dificuldades digestivas, diarreia, cólicas, dores de cabeça, síndrome do intestino irritável, candidíase em outras partes do corpo (como nos órgãos genitais, com frequência), além de dores musculares, cansaço excessivo, fadiga crônica e acne no adulto. Este sinal é bastante característico da fase em que a doença atinge o sistema sanguíneo, provocando o surgimento de sintomas em várias outras regiões do corpo.

Tratamento da candidíase intestinal

A principal forma de tratamento da candidíase intestinal ocorre por meio da ingestão de suplementos alimentares e de medicamentos que fortalecem a imunidade. Além disto, outras medidas podem ser adotadas para tratar a doença e evitar novas ocorrências. Uma delas é conseguir ter um sono de qualidade, de preferência alcançando as oito horas de descanso. Dormir tarde é bastante estressante para o corpo, sendo que o estresse físico e emocional contribui significativamente para as falhas do sistema imunológico. Procure diminuir o estresse no seu dia a dia.

Também pratique exercícios físicos, pois estes melhoram a circulação e fortalecem o sistema imunológico. Evite ou diminua o consumo de cafeína, já que ela é uma das maiores causadoras da fadiga adrenal e, consequentemente, diminui a defesa do sistema imunológico.

Procure ingerir alimentos e bebidas que sejam fontes de vitamina A, E e C – esta última ajuda a tratar a candidíase de forma eficaz. Além de dar suporte às glândulas suprarrenais (órgãos responsáveis pela regulação do açúcar, assim como da produção de anti-inflamatórios e anti-histamínicos do nosso metabolismo), a vitamina C fortalece o sistema imunológico e ajuda a aumentar a quantidade de ácido no estômago, retardando o desenvolvimento da doença.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Saiba mais sobre a candidíase no homem: sintomas e tratamento

CANDIDIASE TRATAMENTO: Aprenda a fazer um remédio caseiro contra candidíase

Entenda a diferença entre clamídia e candidíase

Tudo o que você queria saber sobre o sapinho (candidíase oral)

Candidíase: conheça os sintomas e se previna!

Tratamento do HIV aproxima expectativa de vida de pacientes a da população em geral

Constipação: o que fazer quando ela ataca e como se prevenir