Medicamentos > Métodos Contraceptivos

Anel anticoncepcional: Saiba como usar este método contraceptivo e evite surpresas

Por Redação Doutíssima 25/04/2014

anel vaginal

Equivalente a uma cartela de pílula contraceptiva, o anel anticoncepcional é mais seguro, fácil de usar e com menos efeitos colaterais que os métodos contraceptivos mais comuns. Porém, o método ainda é rodeado por alguns tabus. De acordo com o presidente da Comissão de Anticoncepção da Federação Brasileira das Associações em Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), Rogério Bonassi Machado, “o anel é fácil de usar, evita esquecimentos e oferece excelente controle de ciclo com pouca exposição hormonal”.

Conheça melhor o anel anticoncepcional.

 

 

O que é o anel anticoncepcional?

Trata-se de um anel flexível, transparente e praticamente incolor que contém dois hormônios sexuais femininos (estrogênio e progestagênio), que são liberados lentamente dentro da vagina, impedindo a gravidez.

 

 

Existe alguma contraindicação?

Algumas mulheres rejeitam o uso de métodos hormonais combinados e têm efeitos colaterais devastadores, portanto, apenas para este grupo o anel anticoncepcional não é recomendado.

 

 

Como deve ser usado?

O anel deve ser inserido na vagina pela própria mulher uma vez ao mês, conforme orientação médica. Assim como a pílula, o anel anticoncepcional tem duração de três semanas, com uma de pausa, quando a menstruação ocorre. Apesar da desconfiança de muitas mulheres, o anel garante tanta proteção quanto a pílula, além de ser mais conveniente.

 

 

Quais são os benefícios do anel vaginal?

Por ser uma excelente via de absorção, o órgão genital feminino permite a recepção de níveis constantes de hormônios e a utilização de doses pequenas, quando comparadas às habituais. O anel anticoncepcional é uma alternativa para reduzir a metabolização pelo fígado, pois o hormônio sintético entra no sistema venoso e é absorvido como o natural, que é produzido pelo ovário. Sua assimilação também não interfere nas condições gastrointestinais.

 

 

Como ocorre a absorção de hormônios do anel?

A paciente que toma a pílula, depois de meia hora, começa a absorvê-la. Os hormônios se elevam no sangue e depois de três a seis horas o pico hormonal cai. Já o anel vaginal libera pequenas quantidades de hormônios constantemente, sendo absorvidas continuamente. É essa forma de administração que permite o método apresentar baixa quantidade de hormônio com controle de ciclo superior às pílulas anticoncepcionais com o dobro da dose.

 

 

Como é feita a remoção do anel anticoncepcional?

Após três semanas de uso, a remoção poderá ser feita enganchando o dedo indicador sob o anel ou segurando o anel entre os dedos indicador e médio e puxando-o para fora.

 

O parceiro vai sentir o anel vaginal durante a relação sexual?

Normalmente, não. Estudos apontaram que 80% não chegaram a notar qualquer diferença durante o ato sexual. Entre os que perceberam, a maioria disse que notou algo, mas não soube o que era e outros disseram ter sentido algo mais prazeroso do que sem o anel.

 

 

Pode sair durante a relação sexual?

Existe o risco de sair, mas basta colocá-lo novamente, após lavá-lo em água fria ou morna, nunca quente. Isso não ocasiona problema algum desde que a mulher tome o cuidado de não ficar sem o anel por mais de três horas. No dia-a-dia, o anel pode sair acidentalmente, por exemplo, se não tiver sido adequadamente colocado.

 

 

Há risco de infecção?

O estrogênio presente no anel, ao ser liberado, aumenta em 2,6 vezes a quantidade de lactobacilos que povoam a vagina e esses micro-organismos cumprem o papel de equilibrar a saúde do órgão genital. Pode ocorrer um aumento da secreção vaginal, o que, para algumas mulheres, é muito benéfico, principalmente àquelas que estão na perimenopausa ou que utilizam pílula há muito tempo.

 

 

Pode ser usado com absorventes internos?

Sim, é possível utilizar ambos ao mesmo tempo. Basta colocar o anel vaginal contraceptivo antes do absorvente interno e prestar atenção ao retirá-lo para ter certeza de que o anel não foi removido acidentalmente. Se isso ocorrer, é necessário lavar o anel e recolocá-lo imediatamente.

 

 

A especialista explica melhor sobre a utilização do anel anticoncepcional:

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

Anticoncepcional: tudo o que você queria saber sobre o método contraceptivo injetável
10 Segredos do contraceptivo oral: revelados!
Adesivo contraceptivo: como funciona
Métodos contraceptivos: qual escolher?
Novo contraceptivo de nanofibras promete revolucionar proteção sexual
Tomar anticoncepcional engorda? Saiba mais e ajude a derrubar os grandes mitos sobre este tema
Saiba passo a passo como tomar o anticoncepcional e evite surpresas no seu ciclo menstrual