Qualidade de vida > Relacionamento

Casamento e longevidade: casamento pode aumentar a longevidade, saiba como!

Por Redação Doutíssima 25/04/2014

Um estudo do Centro Médico da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, atestou a relação entre casamento e longevidade. Segundo pesquisadores, casar-se ou ter um companheiro no decorrer da vida pode contribuir para viver mais. Eles avaliaram 4.802 pessoas na faixa dos 70 anos e traçaram um parâmetro entre a taxa de mortalidade e o estado civil das pessoas.

A conclusão foi: os adultos que eram solteiros tinham 2,3 vezes mais chances de morrer mais cedo. Esse número foi 1,6 vezes maior do que as pessoas que eram solteiras, porém já haviam sido casadas alguma vez. Precisa saber mais para valorizar a dobradinha casamento e longevidade?

casamento e longevidade

Parceria não ajuda somente na saúde do corpo, mas também na da mente. Foto: Shutterstock

A relação casamento e longevidade

A relação conjugal entre duas pessoas é importante para a parte emocional e social da vida dos indivíduos. Isso causa um impacto considerável na afinidade entre casamento e longevidade. A união pode fazer muito bem, pois as duas pessoas precisam aprender a lidar com as diferenças e podem adquirir hábitos mais saudáveis vindos do companheiro.

A longevidade está ligada ao casamento, pois é nele que vários problemas possíveis de surgir com a idade podem ser controlados, como a obesidade. Um estudo feito pela Universidade Harokopio, na Grécia, mostrou que famílias unidas cozinham mais vezes, variando o cardápio e ingerindo menos fast-food.

Outro ponto favorável ao casamento e longevidade é que pessoas casadas também fazem mais exercícios físicos. A motivação para começar algum tipo de atividade física qualquer quando se está sozinho é menor do que quando há uma companhia.

Quando a atividade física é feita com um acompanhante, um “puxa” o outro, fazendo com que este não desista tão facilmente. O mesmo vale para casais com filhos. Acompanhar as crianças ao andar de bicicleta pode ser um ótimo momento saudável em família.

Esse tipo de parceria não ajuda somente na saúde do corpo, mas também na da mente. Muitos casais gostam de praticar dança e ela dá aos dois a chance de conversarem mais abertamente e interagirem com outras pessoas.

União nas horas difíceis

Recuperações e pós-operatórios também são mais fáceis de serem enfrentadas se a pessoa possui algum tipo de apoio. A pesquisa publicada no Journal of the American Heart Association mostra que pacientes que passaram por um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e tiveram apoio da família durante a recuperação obtiveram resultados muito melhores.

Durante a pesquisa, foi comprovado que pacientes que faziam exercícios com a companhia do companheiro e/ ou da família ficavam internados 35 dias, em média. Já os que tiveram acompanhamento somente dos médicos, chegaram a passar 40 dias ou mais no hospital.

A relação entre casamento e longevidade também é encontrada quando falamos sobre parar de fumar e não ingerir bebidas alcoólicas. Normalmente, quando uma parte do casal decide dizer não ao tabagismo, ambos acabam largando o vício. O mesmo ocorre com o alcoolismo. A pessoa que decide parar primeiro serve de exemplo e incentiva a outra a fazer o mesmo. Exatamente por isso essa ação é considerada “contagiante”.

Por fim, o casamento afasta a depressão. Ter com quem conversar e dividir os problemas e alegrias da vida torna o cotidiano do indivíduo mais leve. Casais que se apoiam, praticam atividades juntos, conversam e aproveitam o tempo entre si tem, literalmente, chances de envelhecerem (muito mais) juntos.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

As vantagens do casamento e relacionamentos a longo prazo

Bem Casados – Dicas para um casamento feliz e duradouro

Os centenários ensinam: qual o segredo da longevidade?

Segredo da longevidade: não siga essas 6 dicas!

Como resolver os problemas de relacionamento mais comuns

A importância do diálogo em nossas relações – saiba mais

8 maneiras de construir uma boa relação