Fertilidade > Gestante

Conheça os principais cuidados antes de engravidar e se prepare melhor para receber seu bebê

Por Redação Doutíssima 25/04/2014

105942712_4x3

Assim como a passagem da adolescência para a vida adulta, a graduação, o desenvolvimento pessoal e profissional e até mesmo o casamento, a gestação é um dos momentos mais significativos da vida de uma mulher. E justamente por mudar completamente a vida e o corpo da mulher, alguns cuidados antes de engravidar podem ser essenciais.

 

Cuidados antes de engravidar: o que fazer para ter uma gravidez saudável?

Um dos cuidados antes de engravidar mais importantes e com comprovação científica de eficácia é o uso diário de ácido fólico (comprimido) por pelo menos três meses antes de engravidar, continuando até o terceiro mês de gestação. Isso diminui o risco de algumas malformações fetais complexas, principalmente na formação do tubo neural do feto (região onde fica a medula). Essa medida é simples, de custo mínimo, e evita grandes complicações.

Em alguns países como os Estados Unidos, essa medida é levada tão a sério que há um acréscimo de ácido fólico em alguns alimentos, como por exemplo, nos cereais matinais. O uso de ácido fólico não engorda e não costuma ter efeitos colaterais, mesmo quando usando por um longo período.

Outros importantes cuidados antes de engravidar são:

 

Vacinação

A futura mamãe deve verificar se sua carteira de vacinação está em dia. Estar imunizada contra rubéola é um dos cuidados antes de engravidar mais importantes. Caso a paciente não esteja evitando engravidar e não tenha tomado tal vacina, é recomendado tomar a vacina e evitar engravidar por 3 meses. Algumas vacinas como a da gripe, hepatite B e tétano podem ser tomadas durante a gestação.

 

 

Exercícios físicos

A prática regular de atividade física, associada a uma dieta saudável, são fundamentais para uma gravidez saudável, pois assim os riscos de diabetes e hipertensão serão reduzidos.

A mulher que pratica atividade física aeróbica regular, com frequência mínima de três vezes por semana, e duração ao redor de 45 minutos, chegará ao final da gestação com mais disposição, menos falta de ar, melhor controle de peso e se sentindo mais feliz, pois estará sob efeito de endorfina, que é liberada durante a prática de exercícios.

 

 

Tabaco, Droga e Álcool

Fumar, consumir drogas, álcool e até medicamentos sem prescrição médica não é saudável em nenhum momento da vida, menos ainda na gravidez. Portanto, antes de engravidar, acabe com os hábitos pouco saudáveis.

 

 

O peso ideal

Ter o peso ideal quando se engravida também pode contribuir para que o seu bebê seja saudável. As mulheres muito magras ou com excesso de peso podem ter mais problemas durante a gestação.

Para ter uma dieta ideal durante a gravidez, pocure dar preferência aos alimentos orgânicos (sem agrotóxicos) e aos alimentos integrais, pois são mais saudáveis e possuem maior quantidade de fibras, o que melhorará o funcionamento do intestino.

Evite o jejum prolongado, fazendo pequenos lanches entre as três grandes refeições. Isso melhora o controle glicêmico e aumenta o metabolismo, o que ajuda no controle do peso.

 

 

Aprenda outros cuidados antes de engravidar:

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Futura mamãe: Por que você precisa tomar vitaminas antes de engravidar?
Gravidas: 9 dicas para uma dieta saudável
Para melhorar suas chances de engravidar: conheça 7 Alimentos para aumentar a fertilidade
Confira se o seu calendário de vacinação está em dia!
Qual a melhor época para ficar grávida? Saiba as vantagens de engravidar em cada estação do ano
Hipotireoidismo e gravidez: entenda qual a relação entre a doença e a dificuldade de engravidar
Quanto tempo depois de parar a pílula é possível engravidar?