Especialidades

Doença do coração grande: descubra sintomas, causas e tratamento

Por Redação Doutíssima 25/04/2014

A miocardiopatia dilatada, conhecida como a doença do coração grande, é uma doença do músculo do coração, a qual impede o bombeamento de sangue adequado para o corpo.

Essa condição leva à dilatação do ventrículo esquerdo e a consequências como arritmias, coágulos de sangue e até morte súbita. Essa doença pode afetar pessoas de todas as idades, com ou sem sintomas aparentes.

coração grande

Se a causa do coração grande for infecção, paciente pode apresentar febre súbita. Foto: Shutterstock

Causas do coração grande

Trata-se da forma mais comum de miocardiopatia. De acordo com cardiologistas, é uma das indicações principais para transplante de coração. No mundo todo, em torno de 40% dos casos são hereditários.

Mas não há uma única possível causa para o coração grande (miocardiopatia dilatada). Pode-se estabelecer, entre as principais origens da condição, a carga genética, infecções (vírus e parasitas podem agredir o miocárdio, como é o caso da doença de Chagas), doenças autoimunes, consumo excessivo de álcool, medicamentos (quimioterápicos, corticoides) e exposição a toxinas como chumbo, mercúrio e cobalto.

Além dessas condições, alguns distúrbios hormonais, como a obesidade mórbida, o diabetes melito e os distúrbios da glândula tireoide podem provocar uma miocardiopatia dilatada. Na América Latina, inclusive no Brasil, a doença de Chagas, que compromete o sistema cardiovascular, encontra-se entre as principais causas para o chamado coração grande.

Sintomas

A dispneia (dificuldade respiratória durante exercícios físicos) e a fadiga (cansaço fácil) estão entre os primeiros sintomas da miocardiopatia dilatada. Nos casos em que o coração grande decorre de uma infecção, os sinais iniciais podem incluir febre súbita. Independentemente da origem do problema, a frequência cardíaca se eleva, a pressão arterial fica entre normal e baixa e costuma ocorrer retenção de líquidos nos membros inferiores.

Durante o exame médico, fechamentos valvulares inadequados podem produzir sopros cardíacos, os quais podem ser auscultados pelo estetoscópio. Arritmias cardíacas também podem ser detectadas com a lesão do miocárdio.

Para obter um diagnóstico da doença, o médico analisa os sintomas relatados pelo paciente, realiza um minucioso exame físico e solicita diversos exames.

O eletrocardiograma pode apresentar alterações cardíacas, a radiografia do tórax revela aumento da área do coração e o ecocardiograma gera uma imagem que pode se tornar o principal elemento da verificação da miocardiopatia dilatada. Por fim, a ressonância magnética, o cateterismo cardíaco também são instrumentos importantes para a obtenção do quadro mais amplo da doença.

Tratamento

O coração grande é a condição para a qual mais se recomenda o transplante cardíaco. Ou seja, o prognóstico não é bom na maioria dos casos. E piora à medida que as paredes cardíacas tornam-se mais dilatadas. Segundo especialistas da área, até 50% das mortes são súbitas, decorrentes de arritmias cardíacas.

Em geral, independentemente da causa constatada, os pacientes que sofrem com miocardiopatia dilatada precisam utilizar vários medicamentos (diuréticos, vasodilatadores, entre outros) para prolongar a expectativa de vida.

Para pacientes com arritmia cardíaca, são recomendados anticoagulantes. Já pacientes com sintomas severos, dependendo do caso, podem necessitar de marca-passo e de desfibrilador automático implantável (o qual identifica a arritmia e aplica descargas elétricas automaticamente).

Mesmo assim, é possível que a causa específica do coração grande não possa ser tratada. Muitas vezes, isso significa, com prazos variáveis, que a insuficiência cardíaca levará à morte do paciente se ele não realizar a cirurgia para o transplante de coração.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Saiba quais são os principais sintomas da cardiopatia grave e conheça os tratamentos existentes

Você sabia que a cardiopatia congênita tem cura? Entenda a importância do diagnóstico precoce

Saiba quais são os medicamentos usados no tratamento para insuficiência cardíaca e como eles funcionam

Aprenda a identificar os sintomas da arritmia cardíaca e saiba quais doenças podem estar associadas

As dúvidas sobre as principais doenças do coração: arritmia cardíaca pode matar?

Arritmia cardíaca tem cura, mas é preciso diagnosticar no início e começar logo o tratamento

Função do cérebro pode diminuir com doenças cardíacas