Guia da Corrida > Qualidade de vida > Zen

Invista numa rotina antiestresse e deixe a vida corrida de lado! Dicas para relaxar e ter uma vida tranquila

Por Redação Doutíssima 25/04/2014

Ansiedade, nervosismo, falta de concentração. Você conhece esses sintomas? Eles fazem parte do estresse. Esse vilão ataca uma grande parte da população, que passa por situações extremas às vezes mais de uma vez por dia. Isso acaba interferindo diretamente na qualidade de vida e exige que adotemos, em resposta, uma rotina antiestresse.

O estresse é uma reação de fatores psicológicos, mentais, físicos e hormonais no organismo. Isto ocorre porque o corpo precisa adaptar-se a uma situação ou evento, sendo ele positivo ou negativo, porém, de grande relevância.

rotina antiestresse

O estresse pode ser controlado com pequenas ações, adotando novos hábitos. Foto: Shutterstock

Mesmo que ele assuste bastante e que seja conhecido como a doença dessa geração, o estresse pode ser controlado com pequenas ações. Mudando um pouco o cotidiano, mesmo que ele ainda seja corrido, pode fazer você adotar uma rotina antiestresse.

Dicas para uma rotina antiestresse

– Não ignore as situações: se algo aconteceu, não tente fingir que tudo está bem ou suprimir aquilo. Administrar o fato como se nada tivesse acontecido só agrava os sintomas e, desse modo, eles podem conduzir para uma crise mais grave.

Uma ideia aceitável é pensar positivo. Imagine coisas agradáveis, que possam tranquiliza-lo naquele momento. Um truque é deixar esses “pensamentos felizes” já escolhidos.

Psicólogos também apontam que é bom pensar frases motivacionais como “já passei por isso antes e nada aconteceu” ou “posso controlar isso”. Essa é uma maneira de assumir o controle da situação, não deixando a ansiedade tomar conta dos seus pensamentos.

– Não comece o dia estressado: se você já acorda pensando em todas as coisas que terá de fazer durante o dia e nas situações que pode vir a enfrentar, seu dia já começa com um nível alto de estresse. Mude essa realidade tentando, ao máximo, ter bons pensamentos e fazer um exercício de respiração para relaxar. Isto é fundamental dentro de sua nova rotina antiestresse.

Inspire e conte até três. Prenda a respiração e conte, novamente, até três. Expire contando até seis. Faça tudo com calma. Inspire novamente e faça com que o ar encha o seu diafragma. Prenda a respiração por alguns segundos e solte, calmamente. A atividade reduz os níveis de ansiedade.

– Não se estresse no trabalho: esse ambiente pode ser bastante estressante, porém tente ver as coisas pelo lado bom. É possível criar também nele uma rotina antiestresse.

Críticas podem ser bastante incômodas e isso já altera seu nível de ansiedade. Tente falar sobre as coisas que lhe incomodam de maneira calma e assertiva.

Também não deixe mágoas conduzirem seu cotidiano dentro da empresa. Expresse o que você tem em mente, sempre de maneira tranquila. E tente não reagir imediatamente às situações. Fique calmo e, então, lide com o problema.

– Evite o estresse no trânsito: engarrafamento é uma palavra que já causa inquietação. Mas como não há a opção de não enfrentá-lo, busque não permitir que isso atrapalhe o seu dia. Momentos difíceis vão ocorrer, porém, ficar irritado ou ansioso por causa disso só piorará as coisas.

Já pensou em escutar um áudio-livro enquanto está parado no trânsito? O mesmo vale para CDs que ensinam idiomas, daquele tipo “15 minutos de”. Sua música ou banda favoritas também auxiliam nesses momentos.

– Desfrute de uma boa noite de sono: quando seu dia estiver acabando, prepare-se para dormir ainda focado na rotina antiestresse que você vem desenvolvendo. Evite luzes acessas ou barulhos, como a televisão. Escolha um travesseiro confortável e um colchão que faça seu corpo relaxar. Quanto mais relaxado você ficar, melhor será seu sono. Uma noite bem dormida garante mais energia e disposição no dia seguinte.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Dicas para reduzir o estresse

Como combater o estresse de todos os dias

Fuja do estresse e ganhe mais qualidade de vida

Desaceleração da rotina das crianças: saiba mais

Ansioso demais? Psicólogos dão a dica para saber quando é hora de procurar ajuda contra a ansiedade

Como controlar o nervosismo

Por uma vida mais tranquila: conheça os alimentos funcionais que ajudam a combater a ansiedade