Especialidades

Quais são as causas das pernas inchadas e o que isso pode significar para a sua saúde?

Por Redação Doutíssima 25/04/2014

Quando os membros inferiores apresentam inchaço, este é um sinal claro de que algo não está bem em nosso corpo. O motivo pode ser simples e inofensivo, mas também pode sinalizar algo muito grave. Entre as causas das pernas inchadas, a má circulação sanguínea é a principal e pode ser desencadeada por uma série de fatores.

No entanto, questões relacionadas ao sistema circulatório não explicam tudo. O calor, as alterações hormonais, as doenças cardíacas, as viagens longas e até mesmo a trombose também podem ser causas das pernas inchadas.

causas das pernas inchadas

Ficar com as pernas paradas durante muito tempo também as deixa inchadas. Foto: Shutterstock

Entendendo as causas das pernas inchadas

Uma das causas das pernas inchadas pode ocorrer no verão. A estação mais quente do ano faz com que o rim não consiga eliminar todo o líquido que consumimos em excesso nesta época. O calor também faz com que as artérias que levam o sangue para a periferia fiquem mais cheias de sangue. Neste caso, o inchaço vai diminuindo de acordo com o fim da estação – que vem acompanhado de uma redução nas temperaturas.

Ficar com as pernas paradas durante muito tempo também faz com que elas se revelem inchadas. Isto é fácil de entender: quando ficamos parados, o sangue tende a coagular e, para que ele volte dos pés, é preciso movimentar as pernas. Por esta razão, ficar muito tempo sentado e sem se movimentar é uma das causas das pernas inchadas.

No caso das mulheres, a alteração registrada nos membros inferiores também pode ser explicada devido ao uso de anticoncepcionais à base de estrógeno. Estes medicamentos costumam causar um pouco de inchaço. Embora não seja grande, ele é generalizado, sendo visualizado mais nas pernas por conta do efeito da gravidade.

Causas mais graves

Outro grande problema que pode estar ligado às causas das pernas inchadas são as conhecidas varizes, aquelas veias que se mostram incompetentes, não permitindo que o sangue retorne da perna. Nestes casos, a pessoa vai acumulando líquidos porque o sangue não está voltando adequadamente. Normalmente as varizes ocorrem justamente nos membros inferiores.

A trombose também integra a relação de causas das pernas inchadas. Se esta for a explicação para o quadro, o inchaço irá aparecer de uma hora para outra e acompanhado de dor. Doenças cardíacas, como insuficiência, também causam inchaço nas pernas, pois o coração não bombeia o sangue de forma adequada.

Como enfrentar 

Movimentar as pernas irá ajudar a desinchar, por isso, é fundamental a prática de exercícios físicos. Outras medidas podem ser adotadas no enfrentamento das causas das pernas inchadas, como beber dois litros de água por dia, diminuir a quantidade de sal na comida e evitar alimentos industrializados.

Outra dica bastante útil para diminuir o inchaço nas pernas é usar meias de compressão elástica. Elas devem ser calçadas logo ao acordar, ainda antes de sair da cama e só devem ser retiradas quando for tomar banho e ao dormir.

Seguir estas dicas é importante, pois elas vão ajudar a combater o inchaço das pernas. No entanto, é fundamental não se ater a elas: procure ajuda médica sempre que necessário e descubra o que está causando esta retenção de líquidos. Eliminando a causa, você alcançará sucesso no tratamento.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Saiba quais as causas das varizes

Rosto inchado Retenção de líquidos : procure rapidamente o seu dentista

Varizes é também um problema em homens

Trombose: sintomas, causas e tratamento

Pílulas anticoncepcionais podem aumentar o risco de problemas vasculares

Como prevenir as varizes durante a gravidez

4 Receitas caseiras contra a retenção de líquidos