Zen

Você trabalha demais e não consegue se desligar nem nas férias? Conheça sete passos para relaxar nas férias!

Por Redação Doutíssima 25/04/2014

Se você vai tirar férias, é porque precisa descansar. Mesmo que vá ficar em casa, sua mente e corpo precisam de uma folga. Pequenas ações podem ser fundamentais para que você consiga relaxar nas férias. Desligar o celular, não abrir e-mails e não pensar em trabalho são pontos por onde começar.

A dificuldade de relaxar nas férias está diretamente ligada ao dia-a-dia das pessoas. Acostumadas com a correria cotidiana, as férias não parecem um oportunidade para “recarregar” as energias e sim um tempo que não está sendo bem aproveitado. O cérebro acredita nisso e acaba deixando a pessoa mais cansada e estressada.

relaxar nas férias

Relaxar nas férias é necessário para completar um ciclo de revigoramento. Foto: Shutterstock

Há pessoas que aproveitam esse tempo longe do trabalho para se especializarem em algo ou fazerem um curso, sem que consigam se desligar. Dessa maneira, o organismo não revigora. Viajar nem sempre é a definição de descanso, também. Quem acha que vai conseguir um tempo para si em uma semana conhecendo a Europa toda, está equivocado.

Nas duas opções acima, o indivíduo volta das férias tão, ou até mais, cansado do que se tivesse permanecido no trabalho. O “desligamento” é necessário para que os sistemas do corpo tenham tempo para completar um ciclo de revigoramento.

Esse período é necessário para todas as pessoas e deve ser aproveitado da melhor maneira possível. Mesmo que dormir muitas horas pareça a melhor opção, busque fazer coisas que o deixem feliz e conheça o real sentido de relaxar nas férias.

Divertir-se, ver os amigos, rir bastante (afinal, já foi comprovado que o riso tem efeitos positivos na saúde), conhecer pessoas novas, visitar lugares perto. Todas essas são as bases de uma explicação muito simples: saia da rotina durante aquelas semanas.

Como relaxar nas férias

Confira a seguir sete passos que vão ajudar você a relaxar nas férias:

1. Faça exercícios físicos. Eles liberam endorfina na corrente sanguínea e são essenciais no equilíbrio emocional e físico.

2. Faça boas leituras. Ficção, aventura, contos. Coisas que possam deixar sua mente aberta.

3. Mantenha uma dieta adequada. Consuma todos os nutrientes necessários e não abuse de comidas pesadas ou gordurosas.

4. Não exagere nas bebidas alcóolicas. Elas podem deixar você ainda mais cansado, deprimido e causar intoxicação.

5. Aproveite a primeira semana para colocar seu corpo em ordem. Sua mente está cansada, então, dê um tempo para ela. Desligue o celular por algumas horas e não cheque sua caixa de e-mails de 30 em 30 minutos. Nesses primeiros dias, dormir um pouco a mais está liberado.

6. Não estabeleça uma agenda para as férias. Não fique programando tudo o que será feito durante os dias que você terá livre. Isso deixará seu cérebro mais livre e não tão atribulado.

7. Não crie nenhuma outra meta a não ser relaxar. “Quero ler 15 livros” ou “vou à academia todos os dias de manhã” nem sempre são as decisões certas que parecem ser. Não leve isso tão a sério. Você pode ir à noite na academia ou ler de novo aquele livro que já foi lido várias vezes.

Algumas vezes, pode ser difícil de acreditar, mas o mundo não vai acabar se você tirar um tempo para si. Avise que está saindo e que estará de volta naquele período estipulado de tempo. Descubra as maravilhas de relaxar nas férias!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

A ordem do dia é relaxar. Descubra os benefícios do relaxamento para a sua saúde e fique zen!

10 Dicas para conseguir relaxar nas férias

Menos estresse emocional boa memória: aumente seu potencial cerebral

Dicas para reduzir o estresse

Fuja do estresse e ganhe mais qualidade de vida

Como combater o estresse de todos os dias

10 Dicas para dormir bem todas as noites