Guia dos Dentes

Colocar aparelho ortodôntico dói ? Veja dicas e dúvidas frequentes

Por Redação Doutíssima 26/04/2014

 

Todo mundo conhece o famoso sorriso metálico. Há até quem tenha sorriso perfeito e o sonho de colocar o aparelho ortodôntico. Mas por que algumas pessoas tem que usá-lo? Como funciona o tratamento? Esclareça todas as suas dúvidas agora mesmo!

Quando falamos de aparelho ortodôntico, na cabeça de alguns vem:

  • A troca de “ liguinhas” coloridas (o elástico ortodôntico de várias cores, trocado todo mês nas manutenções).
  • Aparelhos estéticos: Transparentes, arcos “coloridinhos”.
  • Cortes de lábio, sensação de que a boca está cheia, dificuldade para fazer a limpeza dos dentes.
  • Demora para tirar o aparelho?
  • É muito caro para colocar o aparelho e coloca com quanto tempo?

aparelho-2

Existem vários textos e sites que tentam esclarecer dúvidas em relação ao aparelho ortodôntico e muitos deles são realmente úteis mas aqui, buscamos fazer o leitor(paciente) aprender um pouco mais sobre o aparelho ortodôntico e com isso, criar seus próprios critérios com relação à um bom convívio entre o paciente, seu aparelho e o ortodontista.

 

Tire suas dúvidas e compartilhe experiências no nosso espaço Saúde em nosso fórum de discussões.

 

aparelho-6

É importante sabermos que por mais que o aparelho seja “ bonitinho” e que para alguns é algo na moda ou algo para se enfeitar, o aparelho ortodôntico é muito mais do que isso, é um tratamento sério que pode melhorar drasticamente a vida de um paciente e em poucos meses de tratamento, já se pode notar essas mudanças.

Leia também: Tudo o que você queria saber sobre cáries. Sabia que elas pegam?

aparelho-5

Para que serve o aparelho ortodôntico? O que ele trata?

  • Desde os dentes tortos e esteticamente desfavoráveis
  • Passando por alterações de mordida ou de relação entre a maxila e a mandíbula
  • Indo até no auxílio de problemas sérios e trabalhando junto com cirurgiões em casos mais graves
  • Inclusive em casos de ronco provocado por problemas que podem ser facilmente curados com utilização de aparatologia ortodôntica específica para cada caso

Há também, uma grande variação de tipos e cores de aparelhos:

  • Aparelhos ortodônticos com braquetes estéticos em materiais como a porcelana que é praticamente incolor, dando uma característica estética importante para o tratamento
  • Aparelhos fixos(colados no dente) com peças em metal
  • Aparelhos removíveis(o paciente pode colocar e tirar de acordo com as recomendações do dentista)
  • Aparelhos ortodônticos com braquetes estéticos linguais que por ficarem na parte dos dentes que fica para dentro da boca, são completamente estéticos, mesmo abrindo mão de um pouco de incomodo na língua do paciente
  • Aparelhos auto-ligados que proporcionam uma velocidade maior para o tratamento, diminuem a quantidade e possibilidade de acúmulo de restos alimentares devido a ausência de ligas de borracha que nesse caso, não mais são necessárias
  • Dentre outros variados tipos de aparelhos ortodônticos menos utilizados, mas de importância significativa para o tratamento como os aparelhos ortopédicos que falaremos ainda esse mês que servem para correções de bases ósseas como em casos de pacientes muito “queixudos” ou muito “dentuços”.

Aprenda: Como perder o medo de ir ao dentista

IF

Colocar aparelho ortodôntico dói?

Na prática, não dói nada colocar o aparelho ortodôntico, o que pode doer é na hora da manutenção do aparelho dentário ou algumas horas após a colocação do aparelho dentário. Após a colocação do aparelho pode se sentir algum incômodo, pois ele arranha um pouco no início, podendo incomodar na região dos lábios ou bochechas mas com pouco tempo, é fácil de se acostumar.

Quanto tempo demora para colocá-lo?

A colocação do aparelho ortodôntico é feita por partes, podendo levar em torno de uma hora a colocação de cada parte do aparelho e se dividir em algumas sessões dependendo da técnica e do tipo de trabalho do Ortodontista.

aparelho-3

A saúde bucal e o bom posicionamentos de seus dentes é muito importante para a saúde geral do paciente. Então, procure o ortodontista (dentista especialista em colocar o aparelho ortodôntico), faça os exames necessários e siga corretamente as regras dadas por seu dentista.

A maior parte dos tratamentos ortodônticos que não são bem sucedidos, acontecem devido irresponsabilidade ou descuido do paciente que não segue as recomendações do seu dentista ou que possui hábitos muito prejudiciais para as estruturas que constituem o aparelho.

LEIA MAIS:

 

10 dúvidas antes de colocar aparelho!

1. Doutor, aparelho ortodôntico dói?
Eu poderia dar várias respostas a esta pergunta! Mas vou dar a opinião de paciente que fui um dia e de profissional que sou hoje.
– Dói, mas nem tanto! Além disso, o que dói são os dentes e não o aparelho… Mas como assim?
– Dói, mas dá para aguentar, não é insuportável.
– Dor é como senha de cartão, pessoal e intransferível…
– Cada um sente a dor de modo diferente, individual e numa intensidade pessoal.

2. Mas colocar aparelho dói? (paciente na cadeira do dentista)
Não precisa anestesia, nem pânico algum, pois as consultas vão acontecer de modo bem tranquilo.

3. Ortodontista que coloca Aparelho Removível é pior do que o que põe Fixo?
Claro que não! Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa!
Infelizmente, aqui no Brasil, há uma certa separação destas duas especialidades.
Mas a verdade é a seguinte: uma não vive sem a outra, um tratamento, às vezes, necessita dos dois aparelhos e quem vai decidir qual é o melhor aparelho é o seu Ortodontista!

4. Posso comer torresmo, costela e quebra queixo com aparelho?
Só se você quiser deixar seu Ortodontista muito, mas muito “feliz” em ter que recolar peças do seu aparelho! Portanto, nada de alimentos muito duros durante o tratamento! É o pequenino “sacrifício” da estética dos seus dentes!

5. Tenho que comprar Escovas Super Dooper Deep Clean Fast Draft Brush?
Ao meu ver, a escova deve ter apenas 3 características:
– Cabeça pequena para chegar até os últimos dentes.
– Cerdas macias para não machucar a gengiva.
– Pontas arredondadas das cerdas para também não ferir a gengiva. O resto é resto! Cabo emborrachado, limpador de língua, limpador de bochecha de nada adiantam se você não souber ou quiser escovar seus dentes!

6. Ah, e o fio dental? (esta dúvida surge logo após a pergunta anterior)
Tem que ter cera na composição! A cera agarra toda sujeira que fica entre os dentes!
E este é outro assunto importantíssimo a ser aprofundado num próximo momento.

7. Doutor, aparelho dá mau hálito?
Só se a escovação não for bem feita! 😛 Tá certo que a “borrachinha” de alguns pacientes vai ficando encardida e difícil de higienizar… Sinal de que a próxima consulta se aproxima! Falo de aparelhos que não utilizam “borrachinhas” neste guets post no Blog do Dentista.

8. Vou ter que usar o “freio de burro”?
Calma, o nome certo para o aparelho é Arco Extra Bucal (AEB) e se, a indicação do seu caso for esta, sim você terá que usar. Sabendo da pouca colaboração de alguns pacientes, a Ortodontia caminha para métodos alternativos a estes aparelhos, mas ainda em casos específicos o AEB é a melhor alternativa.

9. Doutor, desisti do Ortodontista anterior porque ele não queria por aquele aparelho fixo no meu filho(a)?
Cada caso deve ser avaliado individualmente, se a indicação for o uso de aparelho ortopédico removível pela idade, dentição (de leite) ou fase de crescimento (criança, adolescente ou adulto), não têm porque usar o que não foi indicado.

10. Se eu faltar à manutenção, tenho que pagar?
Esta questão talvez seja a mais polêmica, portanto, a resposta não será tão simples. O Ortodontista quando passa o plano de tratamento para o paciente, calcula vários quesitos, além da dificuldade do caso, e depois passa o valor do tratamento dividido em parcelas iguais ou não, dependendo do profissional. Portanto, o combinado não sai caro!