Gestante

Gonorreia na gravidez: saiba como evitar a doença e os tratamentos mais comuns

Por Redação Doutíssima 26/04/2014

A gonorreia é uma uma doença sexualmente transmissível (DST), A relação sexual desprotegida é a principal forma de contágio, através de sexo vaginal, oral e anal ou por intermédio de objetos contaminados que sejam usados durante a relação. Essa doença é uma infeção bacteriana que se caracteriza pela presença de abundante de pus nas mucosas afetadas. Pode atingir todas as mucosas que entrem em contacto com o agente infecioso: órgãos genitais, pele, garganta, olhos, articulações, etc. A mulher que contrai gonorreia na gravidez ou engravida já sendo portadora da doença, se não fizer o tratamento adequado, pode transmitir a infeção ao recém-nascido durante o parto.

 

gonorreia na gravidez

 

 

Como prevenir a gonorreia na gravidez

 

A gonorreia na gravidez pode trazer grandes complicações para o bebê. Quando a doença é transmitida da mãe para o bebê na hora do parto, principalmente se houver parto normal, já que o bebê têm contato com as genitálias da mãe, as principais lesões que o bebê sofre são na região dos olhos, cegueira e infecção generalizada. Quando a mulher tem conhecimento de ser portadora da doença ou detecta os sintomas da doença logo ao princípio da gestação, ela pode fazer tratamento ambulatório, geralmente à base de antibióticos para se livrar da gonorreia na gravidez. É fundamental que a futura mãe trate a doença antes do parto, para evitar maiores consequências ao bebê. Quando a mulher segue um tratamento pré-natal corretamente, a detecção da doença pelo médico pode ser feita com maior facilidade.

A gonorreia pode não manifestar sintomas por semanas ou meses após a contaminação, principalmente quando a infeção se localiza no colo do útero. Os sintomas mais frequentes nas mulheres são: ardor ao urinar, comichão ou sensação de ardor na vagina, corrimento vaginal com pus, dor abdominal intensa, dor de garganta (quando transmitida via sexo oral), dor durante as relações sexuais e sangramento após, necessidade frequente de urinar, perda de sangue pela vagina e sangramento entre os ciclos menstruais.

Para evitar contrair a doença durante a gravidez, é preciso que a mulher tenha relações sexuais protegidas com seus parceiros. O uso de camisinha é fundamental não só para prevenir a gonorreia na gravidez, como também inúmeras outras doenças sexualmente transmissíveis.

 

Como tratar a gonorreia na gravidez

gonorreia na gravidez

Para tratar a gonorreia na gravidez é usado antibióticos por um período de tempo que varia de acordo com o tipo e a gravidade da infecção. Normalmente, se a doença for detectada ainda no início e está localizada apenas na região genital, o tratamento mais eficaz é através do uso de uma dose única de antibiótico. Como a doença pode causar complicações à saúde da mulher grávida e do bebê, é importante que o parceiro também seja tratado. O casal deve evitar relações sexuais enquanto a doença não estiver curada e ser feito o uso de preservativos ao longo da gravidez.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Exames importantes na gravidez

Futura mamãe: fique por dentro dos exames de pré-natal

Descubra se a Insônia na gravidez é normal e conheça os tratamentos mais comuns

Gravidez e saúde: saiba mais sobre a contagem de plaquetas baixas na gravidez

Gravidez e ronco: leitora pergunta se é normal roncar na gravidez?

Gravidez semana a semana: vigésima oitava semana de gestação

Conheça todos os cuidados pós-parto e prepare-se para este momento