Clínica Geral

Aftas podem ser causadas por problemas no sistema digestivo. Saiba o que fazer para solucionar o problema

Por Redação Doutíssima 28/04/2014

As aftas são úlceras amareladas e doloridas que aparecem nas mucosas e podem ser causadas por diversos desequilíbrios do organismo. Quando duram semanas e vêm seguidas do aparecimento de novos ferimentos, podem indicar problemas no sistema digestivo.

As aftas normalmente aparecem na superfície interna de bochechas, lábios, língua, palato mole e na base das gengivas. São um ou mais pontos ou protuberâncias vermelhos e dolorosos com centro branco ou amarelado e tamanho médio de um centímetro.

problemas no sistema digestivo

Sintomas que acompanham as aftas podem indicar problemas no sistema digestivo. Foto: Shutterstock

Quando se concentram na boca, as aftas não costumam estar ligadas a distúrbios sérios. Mas, se aparecem em órgãos como esôfago, estômago e intestino, indicam problemas no sistema digestivo e podem ser sinais de doenças inflamatórias autoimunes. No caso de as aftas aparecem com muita frequência ao longo dos anos e sem causa definida, a pessoa pode ter o que se chama estomatite aftosa ou doença aftosa recorrente.

Sinais de problemas no sistema digestivo

Entre os sintomas que podem acompanhar as aftas e que podem indicar problemas no sistema digestivo, em casos mais graves, estão sangramentos, a dor, o inchaço, a vermelhidão, as placas brancas, o mau hálito, a febre, o emagrecimento acentuado, a hemorragia digestiva, a artrite, a diarreia, as feridas na pele, os problemas de mastigação, o inchaço nos linfonodos e a gengivite.

A dor normalmente desaparece em sete a dez dias. Pode demorar de uma a três semanas para que a afta seja totalmente curada. As úlceras maiores podem demorar mais para curar.

As aftas podem estar vinculadas a problemas no sistema digestivo ou no sistema imunológico, lesão bucal por tratamentos odontológicos, escovação agressiva, mordidas na língua ou nas bochechas, estresse emocional, falta de certas vitaminas e minerais na dieta (especialmente ferro, ácido fólico ou vitamina B12), mudanças hormonais, alergia a alimentos.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico inicia com a observação e avaliação da afta pelo médico. Se a afta persistir ou continuar voltando, devem ser feitos testes para procurar causas secundárias, como eritema multiforme, alergia a remédios, infecção por herpes e líquen plano bolhoso. Uma biópsia pode ajudar nessa identificação.

O tratamento para as aftas pode ser feito com bochechos de um copo de água morna com meia colher de chá de sal ou com soluções antissépticas (clorexidina, povidina, água oxigenada).

Pode ser recomendada também a aplicação de corticosteróides e anestésicos locais, como triancinolona e lidocaína. Lembre-se, ainda, de que, se você tiver uma afta, não deve comer alimentos apimentados nem muito condimentados, o que causa dor.

No entanto, se não houver alívio dos sintomas, é importante buscar ajuda de um especialista para encontrar o agente causador – que pode estar relacionado a problemas no sistema digestivo – e a forma de cura mais adequada para cada caso de afta.

Quando o motivo for mastigação e escovação erradas, hábito de roer unhas ou bulimia nervosa, o dentista é quem vai cuidar do assunto. Se a razão for o uso de algum remédio, um médico deve ser o responsável por escolher um método para diminuir ou liquidar o problema.

O tratamento antibiótico para aftas pode levar à candidíase oral (um tipo de infecção bucal) ou a outras infecções por cândida. Raramente, podem ocorrer infecções bacterianas, como celulite e angina de Ludwig.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Remédio caseiro para aftas: resolva facilmente seu problema com as aftas, no conforto de sua casa

Como agir em caso de aftas

Pomadas e certas misturas para aftas realmente resolvem?

Resolva seus problemas com as aftas

Como se livrar das aftas

Bulimia é um dos transtornos alimentares mais comuns

ATM, conheça melhor a articulação da mastigação