Receitas

Conheça os benefícios para saúde do famoso chá inglês Earl Grey

Por Redação Doutíssima 28/04/2014

Earl Grey

 

Bebida muito consumida principalmente na Europa, o Earl Grey é um chá preto que oferece diversos benefícios à saúde que vão desde melhorar a imunidade até combater os sintomas da depressão. Saiba mais sobre ele:

Uma xícara por dia desta bebida pode fazer um bem inimaginável ao nosso organismo. O chá é um ótimo aliado no combate à retenção de líquidos e ao excesso de gorduras prejudiciais ao coração.

Outra característica é que o chá preto possui cafeína, sendo um bom estimulante para quem precisa ter mais energia ou permanecer acordado durante o dia.
Devido à presença de uma substância chamada tanino, o chá preto é um ótimo aliado no combate à infecções estomacais.

Composição

 

O Earl Grey é uma mistura de Ceilão e chá preto indiano aromatizado com óleo essencial de bergamota, que é uma fruta originaria da Ásia, mais conhecida no Brasil como tangerina.
O mais comum é o chá preto, mas existem as versões aromatizadas de chá branco e verde.

Origem do Earl Grey

 

De origem inglesa, o chá recebeu este nome em homenagem ao segundo Conde Grey, que foi primeiro-ministro na década de 1830 e responsável pela introdução da bebida no Reino Unido.

Quais são as propriedades do Earl Grey?

 

Combate o envelhecimento

Devido à presença de antioxidantes em sua composição, o Earl Grey ajuda a combater os radicais livres que são responsáveis pelo envelhecimento também a reduzir o risco de doenças como o câncer.
Forte aliado do nosso sistema imunológico, ele também pode ser consumido para reforçar as defesas do organismo nos casos de gripes e resfriados e a reduzir a temperatura corporal nos casos de febre.

Earl Grey

Auxilia nos processos digestivos

 

O chá Earl Grey age de maneira eficaz nos processos digestivos, ajudando a combater sintomas como cólicas e náuseas graças à presença da bergamota em sua composição.
Outra característica desta bebida é que ela contém propriedades anti-sépticas que ajudam a reuzir o risco de infecções bucais.

Amigo dos nossos dentes

 

Mais uma razão para beber o Earl Grey é que ele ajuda a manter dentes bonitos e saudáveis, pois ele contém flúor que oferece proteção contra as cáries.

Combate aos sintomas da depressão

 

Com propriedades calmantes, a bergamota é um ingrediente que ajuda a aliviar sintomas como estresse, ansiedade e irritação.

Para saber mais sobre os benefícios do chá à saúde assista ao vídeo abaixo:

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

 

Chá de hibisco: adeus às gorduras da barriga e quadris

Você acha que há vida após a cura do câncer?

6 benefícios do chá verde

Mito ou Verdade: Beber chá previne cáries

Saiba qual é o melhor chá para a saúde

Entrando na onda do chá verde

Conheça os benefícios do chá de erva-cidreira