Especialidades

Entenda o que é doença coronariana e quais são os seus sintomas

Por Redação Doutíssima 28/04/2014

A doença coronariana é caracterizada pelo estreitamento dos vasos que suprem o coração. Isto ocorre devido ao espessamento da camada interna da artéria, que é ocasionado pelo acúmulo de placas que impedem a passagem do sangue.

Esta patologia ocorre quando substâncias gordurosas formam um acúmulo de placa nas paredes das artérias. À medida que as artérias coronárias se estreitam, o fluxo de sangue pode ser reduzido ou interrompido, afetando o coração. Um bloqueio completo pode causar um ataque cardíaco.

doença coronariana

Os principais sinais da doença coronariana diferem de pessoa para pessoa. Foto: Shutterstock

A doença coronariana teve seu pico registrado logo após a Revolução Industrial, no século XIX, devido à transformação de uma sociedade rural, condicionada ao trabalho pesado e fisicamente ativa, em uma população urbana, acostumada com o conforto e com alto índice de sedentarismo.

Sintomas da doença coronariana

Os sintomas da doença coronariana, geralmente, estão relacionados à angina, que é uma sensação de dor em forma de aperto intenso no peito, a qual dura entre 10 a 20 minutos.

Os sinais desta importante patologia diferem de pessoa para pessoa. Em linhas gerais, são percebidos entre os sintomas um desconforto ou dor no peito, a falta de ar, o cansaço ao realizar algum esforço físico, um inchaço nos pés e, ainda, dor nos ombros e braços.

Por sua vez, as mulheres podem sentir dores atípicas no peito, percebidas em locais como o abdômen, nas costas e nos braços. Estes sinais podem indicar que a circulação sanguínea dentro dos vasos do coração do indivíduo não está bem.

Alguns fatores ajudam a desenvolver a doença coronariana, como a hipertensão e o diabetes, níveis anormais de colesterol, a falta de exercício, o estresse, a pressão alta, o excesso de gordura, o tabaco e doenças renais crônicas. Os homens estão sob risco maior da doença coronariana do que as mulheres, nas quais a incidência da patologia cresce consideravelmente a partir da menopausa.

Diagnóstico da doença coronariana

A doença coronariana pode ser diagnosticada por meio de exames clínicos, como angiografia das coronárias, eletrocardiograma e tomografia computadorizada do coração, além de teste de esforço físico.

Se os sintomas são leves e surgem apenas aos esforços e se o indivíduo não é portador de nenhuma doença, como hipertensão, obesidade, diabetes e não fuma, recomenda- se procurar um cardiologista para que sejam solicitados exames como teste ergométrico, ecocardiografia, cintilografia miocárdica, dentre outros que forem necessários.

Para a prevenção da doença coronariana, inclusive de novos episódios, é indicado eliminar os fatores de risco da doença, praticar regularmente exercícios físicos e também manter uma boa alimentação.

Quando diagnosticada a doença coronariana, o indivíduo é orientado pelo seu cardiologista a usar algumas medicações específicas, além de remédios para o controle de colesterol, da hipertensão e do diabetes.

Estes medicamentos devem ser usados para o resto da vida, conforme orientação médica. Em alguns casos, pode ser necessária a realização de cateterismo cardíaco e, em situações mais graves, o tratamento pode ser feito por meio da angioplastia com colocação de stent dentro do vaso ou a partir da realização de uma cirurgia de revascularização com colocação de safena.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Aprenda a identificar os sintomas da arritmia cardíaca e saiba quais doenças podem estar associadas

Você sabe identificar os sintomas de doença coronariana? Aprenda de uma vez por todas

Uma saída para o entupimento de artérias: veja como é feita a angioplastia com Stent

Você conhece os sintomas de insuficiência cardíaca? Diagnóstico precoce pode evitar problemas mais sérios

Conheça a pericardite crônica: doença cardíaca grave que pode não apresentar sintomas

Entenda quais são os casos em que o sopro no coração é grave e como identificá-los

Você sabe o que é o tamponamento cardíaco? Entenda por que ele requer um atendimento de urgência