Especialidades

Saiba como evitar a dor de estômago no dia seguinte a banquetes com algumas dicas rápidas e saudáveis

Por Redação Doutíssima 28/04/2014

Nos dias após aquela ida à pizzaria ou a um casamento, com direito a uma variedade e quantidade enorme de comida e bebida, é comum sentir sensações incômodas oriundas dos excessos da noite passada. Você sabe como evitar a dor de estômago? Preparamos algumas dicas básicas para você enfrentar esta situação.

Os primeiros cuidados sobre como evitar a dor de estômago começam antes da ingestão de alimentos. O ideal é que, ao ir a um evento no estilo banquete, a pessoa evite fumar, consumir bebidas alcoólicas e comidas gordurosas em excesso. As gorduras presentes no óleo, no creme de leite e na manteiga são de difícil digestão.

como evitar a dor de estômago

Algumas receitas caseiras ajudam a aliviar a incômoda dor no estômago. Foto: Shutterstock

Deve-se evitar também as carnes gordas, especialmente se você tem digestão muito lenta, já que pode enfrentar até dificuldades no sono. Prefira os alimentos ricos em carboidratos, como arroz, massas, pães, frutas e legumes, que são digeridos mais facilmente.

Como evitar a dor de estômago

Se você quer saber como evitar a dor de estômago, entenda que a lentidão no processo digestivo após o banquete pode deixar o organismo mais sensível ao ataque de bactérias maléficas. Neste processo, o pH do estômago, que deveria estar mais baixo, acaba ficando alto, diminuindo a resistência do organismo. Por isso, é importante seguir alguns cuidados para acelerar o processo de digestão.

Se você consumir líquidos demais, o estômago irá inchar. Além de distender o órgão, as bebidas, especialmente o refrigerante e a água com gás, diluem as enzimas que atuam no processo digestivo. Por isso, o limite recomendado é ingerir somente um copo de 200 ml por refeição.

Além disso, não é adequado se deitar logo após a refeição, pois essa atitude contribui para o refluxo, ainda mais se você estiver com o estômago cheio.

Receitas caseiras

Se você não se preparou para o banquete, passou da conta, mas ainda quer saber como evitar a dor de estômago, não entre em pânico. Existem algumas receitas caseiras que podem aliviar essa sensação incômoda. Beber leite gelado, por exemplo, pode reduzir a dor no estômago por alguns instantes, já que ele possui proteínas que neutralizam os ácidos.

Outra opção é o suco de couve que, por seus efeitos contra a acidez, é muito usado para combater a úlcera de estômago. Isso ocorre por que as fibras presentes nas folhas de couve protegem a mucosa gástrica contra o excesso de ácido clorídrico. Uma dica é ingerir o suco sem coar, o que aumenta os seus benefícios.

Os chás verdes, de alecrim e de hortelã, também podem ajudar a aliviar a dor. Pode-se tomar uma xícara antes da refeição, como uma forma de prevenir a dor de estômago. Nesses casos, em vez de usar açúcar, prefira somente adoçante natural.

Comer abacaxi também é uma boa alternativa para diminuir os efeitos da noite passada. A fruta conta com uma enzima natural chamada bromelina, que contribui para a melhor digestão de proteína. Já o mamão possui um nutriente denominado papaína, que também contribui no processo. Uma fatia de uma dessas frutas como sobremesa já é suficiente para notar seus efeitos.

Agora que você já sabe como evitar a dor de estômago, fique atento à permanência dos sintomas mesmo após ingerir algum medicamento contra azia. Procure um médico nestes casos. Outros sintomas aos quais é preciso ficar atento são perda de peso, eliminação de sangue ao evacuar e anemia. Esses sinais podem indicar alguma doença.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Como melhorar a dor de estômago

Doenças do estômago: entenda por quê elas aparecem e como a medicina combate esses males

Dez alimentos que ajudam na digestão

6 benefícios do chá verde

DORMIR BEM : Sabia que uma boa noite de sono pode fazer milagres para sua saúde? Conheça os benefícios de dormir bem

Chega de sofrer! Conheça os melhores tratamentos para combater a azia e livre-se desse problema agora mesmo

Aprenda a fazer um remédio caseiro para azia