Medicina Alternativa

Sofre com a síndrome pré-menstrual? Então saiba como a acupuntura pode ajudar reduzir os sintomas

Por Flavia Macedo Parente 28/04/2014

É comum ver mulheres que sofrem com a síndrome pré-menstrual com dificuldades para tratar o problema. A acupuntura pode mudar esta situação

síndrome pré-menstrual

Síndrome pré-menstrual, muitas vezes alvo de chacota e piadinhas, a famosa TPM é causa de sofrimento para muitas mulheres. Aproximadamente 80% das mulheres apresentam alguma alteração por conta das mudanças dos ciclos hormonais e 3 a 11% chegam a ter prejuízos profissionais e sociais em consequência de tais mudanças. E isto é muito sério!

O mundo não espera o seu período pré-menstrual passar para continuar rodando, a vida continua e não podemos adiar compromissos, evitar encontros afim de aguardar um melhor momento. O esperado é que, mesmo diante de estados emocionais levemente diferentes, possamos continuar a confiar em nossas decisões, em nossas reações diante das diferentes situações em nossas vidas.

A acupuntura no tratamento da síndrome pré-menstrual

Para a acupuntura energética a classificação ocorre dentro dos cinco elementos, por isso cada mulher terá o seu tratamento para a síndrome pré-menstrual. Temos o cuidado de investigar além dos sinais e sintomas que a mulher apresenta, mas também como ela se alimenta. Por isso sugerimos que aumente alimentos como figo, abacate e quiabo, que são ricos em magnésio, muita água, que evite doces e comidas gordurosas pelo menos 10 dias antes da menstruação. Além disso, é importante aumentar a atividade física melhorando a circulação do Qi (energia do nosso corpo).

Um dos quadros mais comuns da síndrome pré-menstrual, dentro da acupuntura energética, é a “estagnação do Qi do fígado”, que causa sintomas como, irritabilidade, explosão emocional, edema em membros inferiores, dores de cabeça e constipação intestinal. Mas é importante mencionar que este é só um dos quadros. Existem vários, por isso a importância da avaliação individual minuciosa. Os resultados com a acupuntura energética para este tipo de quadro são maravilhosos, logo no início do tratamento já notamos grandes melhoras e no prazo máximo de 6 ciclos menstruais conseguimos sanar o problema.

A Acupuntura Energética faz parte da Medicina Tradicional Chinesa. Sendo assim, é apenas uma parte do tratamento que envolve alimentação, exercícios físicos, exercícios respiratórios, fitoterapia, florais, hábitos diários e práticas meditativas. Para cada mulher será orientado um tratamento dentro e fora do consultório para a síndrome pré-menstrual, sendo muito importante que ela assuma a responsabilidade, para que obtenha um resultado ideal, seguindo corretamente as problema.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Benefícios da acupuntura: você dá a devida importância à sua respiração na sua rotina

Sabia que sua dor nas costas pode ser hérnia de dsco? Acabe com suas dúvidas agora!

Acupuntura é um ramo tradicional da medicina chinesa

5 Hábitos para uma vida saudável

8 Dicas para uma vida saudável com uma dieta melhor e mais nutritiva

Acupuntura na gravidez pode ser uma boa experiência

Dor nas costas? Conheça as causas e tratamentos