Relacionamento

Supere os nove maiores desafios de morar junto! Aprenda a conviver e tenha um casamento feliz!

Por Redação Doutíssima 28/04/2014

Morar juntos é uma grande decisão para um casal. A união de um casal sob um mesmo teto é um momento de alegria, mas também pode se tornar um momento difícil casa não se esteja preparado. Os desafios de morar junto podem mudar de casal para casal, mas nós identificamos e damos algumas dicas de como superar nove dos principais desafios de morar junto.

desafios de morar junto

 

9 desafios de morar junto

 

1. Respeitar a individualidade de cada um: O primeiro dos nove desafios de morar junto é aprender a conciliar uma vida individual. Quando se começa a morar junto, o casal costuma abafar um pouco esse lado e passa a fazer tudo junto. O problema é que, à longo prazo, isso acaba sufocando o indivíduo. Faz bem ter seu espaço e uma certa individualidade tanto em casa como fora, e manter aspectos do seu dia a dia iguais aos anteriores à mudança.

 

2. Aprender a respeitar os costumes diferentes:  Lembre-se que cada um viveu a vida da sua maneira até aqui. É preciso que os dois cedam em suas exigências do dia a dia, se não, pequenos problemas como a maneira de apertar a pasta de dentes ou como lavar a louça pode gerar outros distúrbios para o casal. Essas pequenas discussões diárias não fazem ninguém feliz.

 

3. Divisão das tarefas domésticas: Outro dos desafios de morar junto é a repartição das tarefas da casa. Muitas vezes a divisão é desequilibrada, e se não há diálogo, uma das partes se sente prejudicada. É preciso conversar e deixar regras claras desde o princípio. Sobretudo, o casal deve cumprir seu acordo.

 

desafios de morar junto4. Rotina sim, tédio não: Nada de confundir rotina com tédio. É normal que uma vez que vocês vão morar juntos surja uma nova rotina no seu dia a dia. Mas, nessa rotina, é preciso haver espaço para programas diferentes entre o casal mas também com seu círculo de amizade. Ficar só entre vocês, mesmo que vocês se divirtam muito juntos, não é saudável.

 

5. Quando um dos dois tem um vício: É complicado tentar curar o vício do outro. Se isso te incomoda, provavelmente você já sabia antes de irem morar juntos. Quando decidem dar esse passo juntos, você terá que ser ainda mais tolerante. Tente se informar sobre o problema e buscar soluções juntos. Apoie e incentive o outro na sua luta contra esse vício, mas nunca faça chantagens

 

6. Divisão das despesas: Esse é um tópico inevitável para vencer os desafios de morar junto. É preciso discutir o assunto antes da mudança. Vocês precisam ter conhecimento da situação financeira um do outro e decidir como farão com as despesas de maneira que fique confortável e equilibrado para ambos. Esteja aberto à questionamentos e a mudanças na prática de como usar seu dinheiro.

 

7. Convivência com a família: Quando há problemas de relacionamento entre seus amigos ou parentes com seu cônjuge, tente organizar para que as visitas sejam rápidas na sua nova casa e controle o álcool dessas reuniões. Não vai ter como fugir desses encontros, mas faça o possível para que a situação não seja desagradável para ninguém.

 

8. Cuidado com as cobranças: Ao decidir morar junto com alguém, milhares de novas expectativas surgem. O lado ruim é que elas podem se transformar em cobranças no dia a dia do casal. A melhor maneira de evitar mais esse desafio de morar junto é conversar sobre essas expectativas antes de se mudarem. Com isso, o estresse do casal diminui e já se sabe até onde suas expectativas poderão ser realizadas.

 

9. Cuide da vida sexual: A queixa de muitos é a mudança que a vida sexual sofre. Não há dúvidas que não deixar diminuir o apetite sexual é um dos maiores desafios de morar junto. As pessoas podem acabar se acomodando e deixando de ousar ou inovar. Não cometa esse erro.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Casamento e longevidade: casamento pode aumentar a longevidade, saiba como!

Estudo lista perguntas que provam a compatibilidade do casal

Calma, brigar também pode ser normal! Confira 6 brigas de casal normal

20 Coisas para fazer antes de casar

Como conciliar o namoro e suas amigas?

Como evitar a encanação no começo do namoro

Vale a pena transar no primeiro encontro? Saiba o que pensam os psicólogos, sexólogos e os casais