Clínica Geral

Você sabe o que é apendicite? Conheça os sintomas, cuidados e o tratamento dessa doença

Por Redação Doutíssima 28/04/2014

Você já deve ter ouvido falar, mas sabe o que é apendicite? A apendicite é uma inflamação no apêndice, que é uma pequena estrutura com oito a dez centímetros, rica em glóbulos brancos, que fica na primeira porção do intestino grosso e que não tem uma função muito bem definida no organismo, a não ser ajudar a produzir defesas naturais.

A apendicite ocorre quase sempre por causa de uma obstrução no apêndice, decorrente de um resíduo fecal mais endurecido que por lá passa e não consegue sair, ou mesmo por um parasita.

o que é apendicite

A apendicite ocorre quase sempre por causa de uma obstrução no apêndice. Foto: Shutterstock

A presença desse corpo estranho provoca uma resposta do sistema imunológico, com maior produção de defesas locais e o consequente inchaço do apêndice, o qual compromete a circulação sanguínea, causando déficit de oxigênio.

Assim, as células do apêndice vão aos poucos morrendo, propiciando o ambiente ideal para a proliferação das bactérias naturalmente presentes, culminando com gangrena e perfuração.

Reconheça o que é apendicite

Para saber o que é apendicite, é preciso reconhecer os seus sinais. Os sintomas da doença variam, mas geralmente o primeiro deles é uma dor em volta do umbigo. Essa dor pode ser vaga no início, mas se tornar cada vez mais aguda e grave.

O indivíduo também pode apresentar apetite reduzido, náusea, vômitos e uma febre baixa. À medida que aumenta a inflamação no apêndice, a dor tende a se mover para baixo e à direita e se localizar diretamente acima do apêndice, em um local chamado ponto de McBurney.

Caso o apêndice se rompa, a dor pode desaparecer por um breve período e a pessoa irá se sentir melhor repentinamente. No entanto, uma vez que o revestimento da cavidade abdominal apresentar inflamação ou infecção (o que caracteriza a peritonite), a dor irá piorar. A partir desse momento, os sintomas incluem calafrios, constipação, diarreia, febre, perda de apetite, náusea, tremores e vômitos.

Diagnóstico

Mesmo que você saiba o que é apendicite, necessitará consultar um médico para diagnosticar a doença, o que nem sempre é fácil, pois existem outras patologias que provocam sintomas semelhantes.

Por isso, os médicos pedem a descrição dos sintomas pelo paciente, realizam um exame físico e também exames de laboratório, como a ultrassonografia com Doppler, a tomografia computadorizada e mesmo a radiografia simples da região pélvica.

Esses recursos afastam as demais hipóteses, mas nem sempre evidenciam claramente o comprometimento do apêndice. Na dúvida, porém, os médicos normalmente preferem optar pela cirurgia, por causa do risco iminente de peritonite.

Se a apendicite não for diagnosticada e tratada a tempo, pode ocorrer a ruptura do apêndice com risco de peritonite. Esse evento costuma ser bastante grave, pois a infecção pode atingir outros órgãos e a circulação sanguínea. Por isso, é importante procurar um serviço médico diante dos primeiros sinais clínicos para impedir que a inflamação evolua.

Tratamento

Agora que você sabe o que é apendicite e como diagnosticá-la, pode se preparar melhor para trata-la. O tratamento da apendicite implica na retirada cirúrgica do apêndice, que pode ser feita tanto pela cirurgia convencional (com uma incisão maior no abdome), quanto por videolaparoscopia (com três cortes de apenas alguns milímetros).

Qualquer que seja a técnica, o tempo de hospitalização não passa de dois a três dias, a não ser em caso de peritonite, quando a intervenção cirúrgica e os cuidados pós-operatórios são bem mais complexos. Procure saber o que é apendicite e se informe sobre as consequências desta doença.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Aprenda a identificar os sintomas da apendicite e evite que o problema se agrave ainda mais

Apendicite! Todos podemos ter?

Gastroenterite: aprenda 7 dicas para evitar a gastroenterite e parar de sofrer

Saiba como se livrar da prisão de ventre

Constipação: o que fazer quando ela ataca e como se prevenir

10 Dúvidas sobre a prisão de ventre

Problemas digestivos: Saiba como prevenir e tratar a gastroenterite viral