Esporte

Você sabe qual é sua velocidade para caminhar? Veja dicas para melhorar seu desempenho

Por Redação Doutíssima 28/04/2014

Andar reduz a pressao arterial, reduz os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue, fortalece os músculos e os ossos. Uma excelente forma de exercício para pessoas que desejam perder peso, ou simplesmente melhorar o seu nível de condicionamento físico por meio de baixo impacto e um exercício de baixa intensidade.

Mas nada impede de você adicionar velocidade para caminhar também. Principalmente se você já caminha há algum tempo, um pouco de velocidade pode ser uma motivação extra para dar continuidade ao exercício.

velocidade para caminhar

Antes de você sair caminhando disparada, é importante continuar mantendo o exercício dentro das suas capacidades e em um nível saudável. Veja algumas dicas de postura para ganhar velocidade para caminhar logo abaixo.

 

Como ganhar velocidade para caminhar

 

1. Mantenha sempre uma boa postura. Estique a coluna, olhe para frente e não para o chão, contemplando cerca de 20 metros à frente. Seu queixo deve estar nivelado e sua cabeça erguida.

2. Mantenha seu peito levantado, e o tente deixar os ombros relaxados ( para trás e relaxados)

3. Dobre os braços em pouco menos de um ângulo de 90 graus. Fecha as mãos suavemente. Balance os braços para frente e para trás ( não lado a lado- os braços não devem cruzar o seu corpo) Não balance os cotovelos mais altos do que o seu esterno (osso do peito). Balance os braços mais rápido e seus pés vão seguir.

4. Achate as costas e incline a pélvis ligeiramente para a frente.

5. Finja que você está andando por uma linha reta. Resista ao impulso de alongar seus passos. Uma das dicas mais importantes para ganhar velocidade para caminhar é tomar pequenos passos, porém, mais rápidos.

velocidade para caminhar

6. Empurre com os dedos dos pés. Concentre a aterragem em seu calcanhar, rolando através do passo e empurrando com os dedos dos pés. Use a fonte natural de seus músculos da panturrilha para impulsioná-lo para a frente.

7. Respire naturalmente. Enquanto você caminha, realize respirações profundas e rítmicas, para obter a quantidade máxima de oxigênio através de seu sistema. Ande rápido o suficiente para que sua respiração aumente e não que te deixe sem fôlego. A respiração é super importante no ganho de velocidade para caminhar gradualmente.

Se você quer realmente ganhar velocidade para caminhar, ande mais rápido e mais longe. Outra dica é adicionar obstáculos como subidas como morros no percurso ou mesmo as inclinações da sua esteira.

A beleza da caminhada é que você pode modificá-la para se adequar ao seu estilo de vida. Seu início pode ser lento ou rápido, sozinho ou com algum amigo, mas a caminhada acolhe a todos de braços abertos.

Confira mais alguns benefícios da caminhada!

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

6 Maneiras de potencializar a caminhada e a corrida na esteira

O que é melhor: correr ou caminhar?

Saiba quantos minutos de caminhada rápida são necessários queimar as gorduras de um cheeseburger

O que é a pronação ao caminhar?

Correr ou caminhar? Você escolhe!

Caminhar reduz risco de câncer de mama

3 Razões para começar a correr