Especialidades

Você sofre de azia e queimação após as refeições? Saiba como proteger seu estômago para não sofrer mais com dores

Por Redação Doutíssima 28/04/2014

A má digestão, azia e queimação são problemas geralmente relacionados com a alimentação. Pesquisas já revelaram que cerca de 10% dos adultos sofrem com esse problema quase todos os dias.

Os sintomas costumam surgir nas duas primeiras horas depois da refeição, especialmente quando a pessoa se deita. No entanto, é possível proteger o estômago da azia e queimação com alguns cuidados básicos.

Primeiramente, não tome nenhum medicamento sem a orientação de um médico. Os remédios para dor, antigripais e outros à base de ácido acetilsalicílico, além dos anti-inflamatórios (principalmente os não específicos) são uma das principais causas dos problemas digestivos. Esses medicamentos prometem “mascarar” os sintomas, mas acabam por retardar o diagnóstico de outras doenças mais graves.

Evitando a azia e queimação

Para evitar as dores causadas pela azia e queimação, é essencial comer tranquilamente. Faça as refeições nos horários corretos, em um ambiente calmo e mastigando bem os alimentos. Não tenha pressa e torne o momento da refeição mais prazeroso.

Tome o cuidado de nunca ficar muito tempo em jejum. Se você sabe que irá ficar mais de quatro horas sem comer, faça um lanche leve, comendo uma fruta, um cereal ou outro alimento de sua preferência. Comendo nos horários certos, você deixa de comer demais na próxima refeição e mantém seu metabolismo no ritmo certo.

azia

A azia pode ser combatida com a mudança de hábitos. Foto: iStock, Getty Images

Evite os alimentos que você sabe que lhe fazem mal, não faça dietas sem acompanhamento de um profissional, nem coma até se sentir “estufado”. Além disso, é importante trocar os alimentos gordurosos e muito condimentados por frutas, verduras e legumes. O segredo é se alimentar bem, de três em três horas, sem exageros.

Se ingerir bebidas alcoólicas, faça-o com moderação e jamais em jejum. É preciso cuidar também na hora de beber refrigerantes e outras bebidas gasosas, pois o gás distende a parede do estômago, provocando sensação de estufamento e estimulando a liberação da secreção ácida. O fumo também está relacionado a problemas no problema digestivo. Ele pode provocar azia e queimação, além de retardar a cicatrização de uma úlcera.

Se você adora café, tome cuidado com os excessos. Tomá-lo depois das refeições não tem problema, mas a cada hora beber uma xícara, mesmo que pequena, pode causar azia e queimação.

Depois das refeições, evite se deitar. Prefira aguardar, pelo menos, 90 minutos entre a última refeição e o sono. Dessa forma, sua digestão será muito melhor.

Alívio dos sintomas

Existem algumas dicas para diminuir a acidez estomacal e aliviar os sintomas da azia e queimação, como elevar a cabeceira da cama, tomar pequenos goles de água fria e comer um pedacinho de miolo e pão.

O leite alivia a queimação, mas, por conter muito cálcio e proteínas que estimulam a secreção ácida do estômago, é recomendado apenas um copo, uma a duas vezes ao dia, preferencialmente no período diurno. Evite tomá-lo antes de dormir.

Fique atento aos sintomas da azia e queimação e, se eles se agravarem, procure imediatamente um médico. Quem sofre constantemente com esses problemas pode desenvolver danos no esôfago e, até mesmo, erosões nos dentes.

Gostou das dicas para evitar a azia e a queimação? Deixe um comentário!