[the_ad_group id="16401"]
Dieta

Aprenda a comer certo com as nossas dicas de alimentação saudável e fique em forma!

Por Redação Doutíssima 29/04/2014

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como ter uma alimentação mais correta, para deixar a saúde e o corpo em dia. Por isso, reunimos algumas dicas básicas para que você aprenda a comer certo.

Para comer certo, é importante escolher os alimentos e as quantidades adequadas, de acordo com as diferentes fases da vida e as necessidades energéticas de cada pessoa. Aprendendo a comer certo, é possível reduzir o risco de desenvolver doenças relacionadas à alimentação (como doenças do coração, diabetes e câncer), além de se proteger contra infecções, já que os nutrientes reforçam as defesas do organismo.

aprenda a comer certo

Frutas, verduras e legumes são indispensáveis no cardápio de quem come certo. Foto: Shutterstock

Siga as dicas e aprenda a comer certo

Não há nenhum segredo para que você aprenda a comer certo. A primeira dica é fazer seis refeições por dia. Comendo de três em três horas fica fácil seguir essa dica. Com isso, você come em porções menores e acelera o metabolismo, acelerando a queima de gordura pelo organismo. Ótimas opções de lanches entre as refeições são as frutas secas, como damasco, banana, uva, maçã e abacaxi e as oleaginosas, como nozes, castanhas, pistache, amêndoa e avelã.

Para comer certo, é importante incluir cereais no cardápio. Há vários produtos que podem ser substituídos por suas versões integrais, como arroz, pão e macarrão integrais. Ricos em fibras, causam saciedade, auxiliam no controle dos níveis de glicose e colesterol sanguíneos, além de regularizar o trânsito intestinal.

São indispensáveis também as frutas, as verduras e os legumes. Aprenda a comer certo e inclua-os na dieta. Devemos comê-los diariamente, dando preferência às frutas de época e orgânicas. Elas possuem alto teor nutritivo e estimulam o sistema imunológico, protegendo contra vírus e infecções. É interessante ainda cozinhar os legumes no vapor, para preservar melhor seus nutrientes.

Comer certo também significa eliminar alimentos gordurosos e fritos. Prefira preparações cozidas, assadas e grelhadas, que possuem menos calorias. Carne vermelha e carne de porco são ricas em gordura saturada, que não fazem bem para o nosso organismo. Dê preferência a carnes magras (peixes, peito de frango). Se for usar óleo, prefira os vegetais (azeite de oliva, óleo de linhaça, macadâmia, canola, gergelim), pois eles são ricos em gorduras insaturadas, benéficas ao organismo.

Evite os industrializados 

Aprenda a comer certo e evite alimentos industrializados, pois eles são ricos em sódio, açúcar refinado e gordura trans. Também é preciso reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e refrigerantes. Quando não houver tempo para preparar um suco de frutas natural, optar pelos sucos prontos orgânicos ou chás gelados. Além disso, evite ingerir líquidos durante as refeições, pois isso atrapalha o processo digestivo e dificulta a perda de peso.

Diminuir a adição de sal nos alimentos também é indispensável para comer certo. Prefira outros temperos, como as ervas aromáticas (alecrim, orégano, açafrão, cominho e tomilho). É preciso evitar também o consumo exagerado de açúcar. Uma boa opção são os adoçantes naturais, como o extrato de agave, que possui baixo índice glicêmico e contém minerais.

Por fim, ingerir mais água é essencial. São necessários cerca de oito a 10 copos de água todos os dias para garantir a hidratação adequada, melhorar o funcionamento do intestino, facilitar a filtração do sangue e desintoxicar o organismo.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Alimentação saudável: saiba quais são as gorduras do bem e onde encontrá-las

Alimentação saúdavel: Dicas rápidas

Como ter uma alimentação saudável e livre de agrotóxicos

7 dicas de alimentação saudável para mamães

Alimentos que curam: veja como uma alimentação simples e natural pode ajudar a restabelecer a saúde de pessoas e animais

O que devo comer? Cardápio à base de 3 grupos de alimentos é essencial para manter a saúde

Seque comendo: Conheça os 10 alimentos que aceleram o metabolismo para emagrecer.


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]