Dica do Nutricionista

Como não comer demais? Nutrição adequada ajuda a enfrentar essa compulsão

Por Redação Doutíssima 29/04/2014

Com a pressa que toma conta da rotina, os problemas só aumentam. Falta tempo para cozinhar e o jeito é comer fora. O número de refeições diminui e o consumo excessivo de alimentos em uma refeição noturna é comum, graças aos compromissos de trabalho ou escolares. Comer demais é um erro que se dissolve no nosso dia a dia. Para evitá-lo, o melhor jeito é se prevenir das situações que nos forçam a exagerar na dose.

Um dos efeitos negativos de comer demais é que os hormônios supressores do apetite passam a não funcionar direito. Com o passar do tempo, você fica com cada vez mais fome e acaba comendo mais. Uma das soluções para isso são os exercícios. Eles aumentam a quantidade de substâncias anti-inflamatórias no cérebro, fazendo com que o hipotálamo receba os hormônios supressores do apetite (leptina e insulina) normalmente.

comer demais

Faça da refeição um momento prazeroso e tranquilo. Nada de comer demais! Foto: Shutterstock

Dicas para evitar comer demais

Não “pule” as refeições. Quem fica sem comer achando que isso emagrece vai sofrer quando se pesar da próxima vez. Isso porque a fome acumula e você acaba por comer demais. Além disso, uma dieta pobre prejudica a produtividade no trabalho e desencadeia sérios problemas à saúde.

Deixar de ter um bom café da manhã, por exemplo, é um erro comum que acaba levando a pessoa a não ter energia durante o dia e favorece o consumo de lanches calóricos. Uma alimentação balanceada requer refeições de três em três horas, garantindo maior saciedade e possibilitando melhor controle metabólico e nutricional.

Faça da refeição um momento prazeroso e tranquilo. Nada de comer demais! Procure um local calmo e mastigue tranquilamente e bastante. Não desconte seus problemas na comida, nem concilie a refeição com outras atividades. Lembre-se que o cérebro demora cerca de 20 minutos para acusar a satisfação. Além disso, crie um ambiente agradável para as suas refeições. Arrume a mesa, decore o seu prato, use a criatividade.

Saiba distinguir a fome da gula. No dia-a-dia, a vontade de “beliscar” vem quando não nos alimentamos corretamente durante as refeições estipuladas ou quando os alimentos que compõem essas refeições são de baixo valor nutricional. Sabendo distinguir a fome da vontade de comer e mantendo horários fixos para as refeições, a vontade de beliscar passa e você deixa de comer demais.

Coma melhor

Evite os carboidratos simples. Balas, doces, chocolates pães e bolos de farinha branca levam o pâncreas a bombear quantidades ainda maiores de insulina para ajudar a restabelecer os níveis normais de açúcar no sangue. Quando isso acontece, o estômago e o cérebro enviam sinais de fome, reiniciando o ciclo.

Não exagere no buffet livre. Este é um ambiente perfeito para se comer demais. Um erro muito comum é se alimentar em excesso ao realizar as refeições em restaurantes que possuem um preço fixo para comer à vontade. Não é preciso limpar o prato só porque pagou por ele, o ideal é parar de comer quando estiver satisfeito.

Muitas pessoas dizem que a dieta começa no supermercado, por isso, nunca vá ao supermercado quando estiver com fome. Nessa situação, você terá vontade de levar muito mais supérfluos e guloseimas.

É interessante também utilizar a técnica das prateleiras do supermercado na sua casa, deixando as frutas e os vegetais mais à mostra e esconda as guloseimas. Assim, você se lembrará de comer as coisas saudáveis que tem em casa.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Sabia que é possível controlar o peso a partir da alimentação diária? Saiba como!

20 Receitas deliciosas para quem tem intolerância a glúten. Aproveite para comer bem e sem medo!

Alimentos que curam: veja como uma alimentação simples e natural pode ajudar a restabelecer a saúde de pessoas e animais

Seque comendo: Conheça os 10 alimentos que aceleram o metabolismo para emagrecer.

Cardápio de café da manhã para quem não gosta de comer logo cedo

O que devo comer? Cardápio à base de 3 grupos de alimentos é essencial para manter a saúde

Café da manhã mais saudável : 6 cardápios de café da manhã saudáveis