Uma alimentação saudável é fundamental para mantermos o nosso corpo e mente funcionando bem. O consumo de alimentos ricos em vitaminas, entre eles, os alimentos ricos em vitamina B, ajudam a cumprir esta missão. A vitamina B é a junção de diferentes tipos de vitaminas, as quais formam o complexo B. Tais vitaminas, por serem hidrossolúveis, são facilmente eliminadas pelo corpo. Então, para mantermos bons níveis de vitamina B, é muito importante ingerir alimentos ricos em vitamina B regularmente. Na lista abaixo, você confere alguns alimentos ricos em vitaminas do complexo B que vão te ajudar a manter uma dieta saudável longe de doenças.

alimentos ricos em vitamina B

6 alimentos ricos em vitamina B

 

Carne de porco

Na carne de porco, assim como no presunto e seus derivados, encontramos a vitamina B1, que também pode ser chamada de tiamina. Esta vitamina participa da conversão da glicose em energia, além de ser essencial para o bom funcionamento da memória e do sistema nervoso. Outra boa fonte desta vitamina pode ser o germe de trigo.

 

Vísceras e legumes

Vísceras e legumes são boas fontes da vitamina B2, também chamada de riboflavina. Esta vitamina é antioxidante, ela está envolvida em todas as reações bioquímicas de produção de energia a partir de carboidratos e lipídios. O fígado de vitela, ovos e leites também é uma boa fonte da vitamina.

 

alimentos ricos em vitamina B

                           

 

                                                                                                                                                Anchovas, atum e salmão

Nas anchovas, no atum e no salmão podemos encontrar a vitamina B3, que é uma vitamina que está muito perto da vitamina B2, também conhecida como vitamina PP. Sua deficiência pode provocar a pelagra, uma doença de pele rara que pode evoluir para demência. Esta vitamina promove a produção de ácidos gordos, hormônios sexuais e as células vermelhas do sangue. Além de encontrar a vitamina nos alimentos citados acima, outros alimentos ricos em vitamina B 3 são: fígado de bezerro, cereais e carne de porco.

 

Abacate

No abacate podemos encontrar vitaminas como a vitamina B5, também chamada de ácido pantotênico. Esta vitamina atua como um antioxidante envolvido na produção da coenzima A, que regula o metabolismo das gorduras. Outros alimentos ricos em vitamina B 5 são: batata-doce e lentilha.

 

Vegetais de cor verde-escura

Nos vegetais de cor verde escura, como o espinafre e a couve, por exemplo, você pode encontrar a vitamina B9, também conhecida como o ácido fólico. Esta vitamina está envolvida no metabolismo de proteínas (aminoácidos) e do material genético. Em mulheres grávidas, as consequências da deficiência da vitamina B9 podem ser graves: desenvolvimento anormal de tecidos maternos, desenvolvimento fetal anormal e desenvolvimento de defeitos muito graves (espinha bífida, anencefalia) retardo do crescimento, aumento do risco de prematuridade. Você também pode encontrar o ácido fólico em menores quantidades em queijo, ovos, fígado, pães e batatas.

 

Carnes, queijos e ovos

Em diferentes tipos de carnes, ovos e derivados do leite você pode encontrar a vitamina B12, que tem substancialmente a mesma função que a vitamina B9. Ela participa da formação do sangue e a sua carência pode levar a graves anemias.

 

No vídeo abaixo conheça os benefícios do complexo de vitamina B.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Benefícios da vitamina C para a saúde

8 Alimentos ricos em vitamina D

Carência de vitamina A: sintomas, causas e tratamento

Confira os benefícios do óleo de Vitamina E para a pele

Gravidas: 9 dicas para uma dieta saudável

5 Hábitos para uma vida saudável

Saiba como os ovos podem te ajudar a perder peso


2 Comentários

Comments are closed.

DEIXE UMA RESPOSTA