Primeiros Socorros

Informação pode salvar vidas: Saiba como socorrer vítimas de ataques epiléticos

Por Redação Doutíssima 29/04/2014

Os ataques epiléticos ocorrem quando o funcionamento do cérebro apresenta uma alteração temporária e reversível. O cérebro envia então sinais elétricos ao corpo, alterando as funções motoras, sensitivas, sensoriais, psíquicas e neuro-vegetais.

ataques epiléticos

 

Sintomas dos ataques epiléticos

 

Os ataques epiléticos se caracterizam, na maioria dos casos, pela perda súbita de consciência, provocando a queda desamparada da pessoa atingida pelo ataque. Em seguida, todos os músculos do corpo da pessoa se contraem, sofrendo um espasmo seguido de rigidez. Esta etapa pode durar de 10 a 20 segundos. O período seguinte são convulsões, que duram de dois a três minutos. A pessoa que està sofrendo um ataques epiléticos também pode vir a morder a língua, espumar pela boca e urinar espontaneamente.

Na maioria dos casos, os ataques epiléticos duram poucos minutos. Porém, a vítima pode ficar inconsciente durante até 30 minutos. A vítima também pode passar por um período de sonolência, acordando-se um pouco desorientada, apresentando dores de cabeça e tonturas, que podem persistir por alguns dias.

 

O que fazer em caso de ataques epiléticos

 

1) Se você presenciar uma pessoa tendo um ataque epilético, o mais importante é manter a calma e chamar um socorro médico. Caso a vítima tiver o ataque em um local movimentado ou inseguro, tente levá-la a um lugar seguro, colocando um travesseiro debaixo de sua cabeça. Tire todos os acessórios que a vítima estiver usando e abra um pouco as roupas apertadas, para que ela possa se sentir mais confortável.

ataques epiléticos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2) Não impeça que a vítima dos ataques epiléticos realize movimentos, sem prender seus braços e pernas. Se o ataque durar mais do que cinco minutos, é essencial que você chame a assistência médica o mais rápido possível. Informe, ao pedir socorro médico, que o paciente está tendo um ataque epilético, informando se ela perdeu ou não sua consciência e quanto tempo durou ou está durando.

3) Muitas vezes os ataques epiléticos são confundidos com as convulsões. Por este motivo, é importante verificar se a vítima possui algum cartão identificando que ela sofre de ataques epiléticos, para que a avaliação do problema seja feita corretamente, permitindo que você proceda mais rapidamente para socorrer a pessoa.

4) Caso a crise dure menos de cinco minutos, posicione a vítima de lado (para que não sufoque na sua própria saliva) quando ela parar de se movimentar. Se os movimentos pararam e a pessoa não tiver recuperado a consciência, chame o socorro médico imediatamente. É muito importante que isto seja feito, pois caso a pessoa permaneça inconsciente por mais de 30 minutos, ela pode vir a ter sérias complicações – como danos cerebrais.

Importante: é comum ouvirmos que, em casos de ataques epiléticos, deve-se segurar a língua da pessoa que ela não se enrole. Isto é completamente incorreto, pois a vítima pode morder os seus dedos. Você não deve colocar nada na boca da vítima do ataque epilético.

 

Para saber mais sobre o que fazer em casos de ataques epiléticos, assista ao vídeo a seguir:

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

Relógio da apple será capaz de prever ataque cardíaco

Alerta: 4 Coisas que você sente antes de um ataque cardíaco (infarto)

Primeiros socorros: aprenda como fazer respiração boca a boca de maneira correta

Conheça o aplicativo de primeiros socorros do Dr. Drauzio Varella que pode salvar vidas

7 Mitos sobre os primeiros socorros que você não sabia

Um novo método para antecipar convulsões