Moda

Entenda o que significam os símbolos das etiquetas de roupas

Por Redação Doutíssima 29/04/2014

Você sabe o que os símbolos das etiquetas de roupas significam? Há peças de roupa que estragam com facilidade – a lavagem inadequada é um fator que pode ocasionar esse problema. A boa notícia é que, observando as instruções nas etiquetas, é possível conservar suas peças preferidas por muito mais tempo.

 

Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), os símbolos têm significados específicos, que indicam o processo correto de lavar, secar e passar as roupas.

simbolos das etiquetas de roupas

Símbolos trazem orientações para lavar, secar e passar corretamente as roupas. Foto: iStock, Getty Images

Símbolos das etiquetas de roupas: significado

Os símbolos das etiquetas de roupas são divididos em cinco categorias: lavagem, alvejamento, secagem, passadoria e limpeza a seco. Quem está acostumado a realizar tarefas domésticas, já deve conhecer alguns dos desenhos.

Para começar a entender o processo, é preciso saber quais são os principais símbolos das etiquetas de roupas: a tina, o triângulo, o quadrado, o círculo e o desenho do ferro de passar.

1. Tina – Lavagem

Esse símbolo pode ter seis variações: a tina com água (a lavagem pode ser feita à mão ou na máquina de lavar); a tina com número dentro (a numeração indica a temperatura máxima da água) e a tina com traço embaixo (é proibido centrifugar).

Além disso, há a tina com dois traços embaixo (a peça pode ser lavada à máquina, em ciclo delicado, mas não pode ser torcida); a tina com uma mãozinha (lavagem somente à mão) e a tina com “x” em cima (proibido lavar).

2. Triângulo – Uso do alvejante

Você pode encontrar três tipos desse símbolo: triângulo vazio (qualquer alvejante pode ser utilizado); triângulo com as letras “CL” dentro (é possível usar alvejantes com cloro, mas eles devem ser diluídos em água) e triângulo com “x” em cima (proibido o uso de alvejantes).

3. Quadrado – Secagem

Você pode encontrar cinco tipos: quadrado com círculo dentro (é permitido o uso da secadora); quadrado com círculo dentro e “x” em cima (não é permitido o uso de secadora); quadrado com meia lua (secar estendendo no varal); quadrado com três riscos na vertical (estender sem torcer) e quadrado com traço na horizontal (estender na horizontal sem torcer).

4. Ferro de passar – Passar as roupas

São cinco tipos: ferro sem bolinhas (a peça pode ser passada normalmente); ferro com uma bolinha (a temperatura máxima do ferro deve ser de 110°C); ferro com duas bolinhas (a temperatura máxima do ferro deve ser de 150°C); ferro com três bolinhas (a temperatura máxima do ferro deve ser de 200°C) e ferro com “x” em cima (não usar o ferro).

5. Círculo – Lavagem a seco

São quatro variações: círculo com A dentro (limpeza pode ser feita a seco com todos os solventes habituais); círculo com P dentro (limpeza deve ser feita com essenciais minerais, cloretileno e solventes fluorados); círculo com F dentro (limpeza só deve ser feita com essenciais minerais) e círculo com “x” em cima (não fazer limpeza a seco).

Símbolos das etiquetas de roupas: cuidados

O procedimento básico em relação à lavagem de roupas não é difícil de aprender. A orientação mais importante é seguir os símbolos das etiquetas de roupas e suas variações.

Uma boa dica é imprimir os ícones com suas respectivas legendas e colar na lavanderia. Assim, em caso de dúvidas, é possível recorrer à tabelinha.

Se você seguir o processo correto indicado pelos símbolos das etiquetas de roupas, suas peças vão parecer novas por muito mais tempo.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!