Especialidades

Pressão alta: descubra quais são os sintomas que escondem uma hipertensão arterial

Por Redação Doutíssima 30/04/2014

Devido a fatores como a maior expectativa de vida, a maior incidência de obesidade, sedentarismo e a maus hábitos alimentares, o número de pessoas com pressão alta vem aumentando progressivamente no país.

Estima-se que um terço da população mundial sofra de hipertensão, que é uma doença crônica caracterizada pela elevação dos níveis tensionais no sangue. Só que um dos maiores problemas da pressão alta é que ela não apresenta sintomas típicos que sirvam de alarme para se buscar ajuda médica, até mesmo quando a doença se encontra em suas fases mais avançadas.

pressão alta

A medição da pressão arterial deve ser feita pelo menos uma vez a cada ano. Foto: Shutterstock

Os sintomas da hipertensão só costumam surgir quando a pressão já está em um nível muito alto, subindo de forma abrupta e, por vezes, exagerada. Quando isto acontece, podem ser percebidas dores no peito, dores de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.

No entanto, estimar que a pressão arterial está alta ou normal baseado apenas na presença ou na ausência destes sintomas não pode ser regra.  Não existe nenhuma maneira de avaliar a pressão alta sem que se faça a sua aferição.

Uma pessoa que não tem por hábito medir sua pressão porque não tem nenhum sintoma, pode ser hipertenso e não ter conhecimento disto. Já um indivíduo sabidamente hipertenso, mas que não mede a pressão arterial com certa periodicidade, pode ter a falsa impressão de estar mantendo-a sob controle.

Medição da pressão alta

Ter dor de cabeça ou mal-estar na ocorrência de pressão alta não significa que estes sintomas sirvam de parâmetro para a hipertensão, pois as pessoas que apresentam este quadro podem ter picos de pressão assintomáticos e não se darem conta disto. A dor aumenta a pressão arterial, sendo difícil diagnosticar se, nestes casos, ela se elevou pela dor de cabeça ou se a cefaleia surgiu pela pressão alta.

A medição da pressão arterial deve ser feita pelo menos uma vez a cada ano. No caso da pessoa ser obesa, fumante, diabético ou ter histórico familiar de hipertensão, a pressão deve ser medida com uma periodicidade maior. Já os pacientes previamente diagnosticados como hipertensos devem aferi-la pelo menos uma vez por semana, de forma a saber se a doença está devidamente controlada.

Atualmente, existem aparelhos automatizados para medir a pressão arterial que podem ser adquiridos por qualquer pessoa para conferência dos níveis na comodidade de sua própria casa.

Diagnóstico

O diagnóstico da pressão alta não deve ser baseado apenas em uma aferição isolada, pois os valores da pressão arterial não são sempre os mesmos durante o dia. Uma pessoa hipertensa pode ter momentos nos quais a pressão está dentro ou próximo da faixa de normalidade. Da mesma forma, alguém sem hipertensão conhecida ou diagnosticada pode apresentar algumas elevações pontuais de pressão arterial.

Geralmente a pressão cai quando dormimos ou estamos relaxados, subindo com a realidade de alguma atividade física ou agitação. A grande maioria das pessoas só busca conferir sua pressão arterial após algum episódio de estresse emocional ou dor de cabeça, fatores que por si só provocam o aumento dos níveis tensionais.

 

https://www.youtube.com/watch?v=IK9La6Txb4k

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Entenda quais são os riscos da hipertensão arterial no idoso e saiba quais são os tratamentos mais comuns

Como tratar a hipertensão e viver melhor

Conheça as causas incomuns de hipertensão

Não brinque com coisa séria: saiba quais são os principais remédios para pressão alta

Dicas simples que fazem a diferença: conheça hábitos saudáveis que podem ajudar a baixar a pressão

Saiba mais sobre a pressão arterial na gravidez

Viva mais saudável! Muda sua alimentação e faça exercícios para controlar a pressão arterial