Clínica Geral

Tratamento do infarto: do hospital até em casa, saiba como é a recuperação de um paciente

Por Redação Doutíssima 30/04/2014

Quando uma pessoa sofre um infarto, o atendimento especializado deve ocorrer de forma imediata. Será a velocidade deste primeiro socorro que irá determinar não somente a sobrevivência do paciente, mas também terá impactos na manifestação ou não de possíveis sequelas, interferindo diretamente no tratamento do infarto.

O processo de recuperação, contudo, vai além deste procedimento inicial. O paciente terá que passar por várias etapas até ser considerado como totalmente recuperado. Do hospital até em casa, você sabe como se dá esta evolução terapêutica?

tratamento do infarto

Seguir recomendações médicas é fundamental para plena recuperação do paciente. Foto: Shutterstock

Inicialmente, o tratamento do infarto é realizado no hospital com o uso de medicamentos e uma angioplastia com stent – procedimento que consiste em abrir e manter aberto um vaso sanguíneo. Com o paciente fora de perigo, tem início o processo de recuperação na unidade de saúde, local onde ele deverá permanecer internado por alguns dias, até estar em condições de saúde adequadas para retornar ao seu lar.

Durante este período, o paciente deverá adotar uma alimentação leve, evitando o consumo de sal e gordura. Além disto, deve permanecer em repouso, abrindo uma exceção apenas para os exercícios da fisioterapia, os quais são importantes para prevenir complicações respiratórias e, também, melhorar a circulação sanguínea.

Tratamento do infarto em casa

Depois de receber a alta hospitalar, o paciente deverá continuar o tratamento do infarto em casa. Em seu lar, ele também cumprirá algumas tarefas vitais para sua saúde, como manter uma alimentação saudável e continuar fazendo as sessões de fisioterapia.

Durante este período de recuperação, ele deverá evitar esforços físicos e também emoções fortes. Junto a estes cuidados, o indivíduo tomará os remédios receitados pelo seu cardiologista diariamente. Seguir o tratamento medicamentoso de forma correta, no horário e na quantidade indicada, é fundamental para a plena recuperação do paciente.

Dando seguimento no tratamento do infarto, uma nova consulta com o cardiologista deverá ser realizada 15 dias depois da alta hospitalar, sendo que, a partir de então, o indivíduo deverá retornar para uma nova consulta pelo menos uma vez por mês nos primeiros seis meses após a ocorrência do infarto.

Recomendações

Além destes cuidados iniciais no tratamento do infarto, o paciente também terá que observar algumas recomendações para evitar a repetição da ocorrência. Uma delas é o fato de que não poderá dirigir durante os primeiros 60 dias após o infarto. Ele ainda terá que evitar fazer esforços físicos, só devendo realizar exercícios físicos sob orientação médica e com ajuda de um fisioterapeuta ou educador físico.

Neste período de recuperação, o paciente deverá, obrigatoriamente, evitar os alimentos que são ricos em gordura e açúcar, reduzir ao máximo os episódios de estresse, de irritabilidade e de ansiedade, assim como temperaturas extremas, como calor acima de 40º C ou frio abaixo de 5º C. Estes cuidados são considerados fundamentais, já que uma pessoa que sofreu um infarto possui maiores chances de sofrer um novo episódio.

O tratamento do infarto com medicamentos consiste no uso de vasodilatadores por via endovenosa, anticoagulante endovenoso ou subcutâneo, ansiolítico e analgésico. Já o tratamento fisioterapêutico engloba a realização de exercícios físicos e respiratórios, além de alongamentos musculares. O objetivo é buscar o fortalecimento muscular.

 

https://www.youtube.com/watch?v=lfPYYtHGnzE

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Síndrome de Dressler: saiba mais sobre a inflamação que pode surgir após o infarto

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

Falta de potássio causa infarto? Tire as suas dúvidas agora e comece a cuidar mais da sua saúde

Alto risco! Infarto em jovens e pessoas com menos de 40 anos são mais perigosos

Alerta: 4 Coisas que você sente antes de um ataque cardíaco (infarto)

Relógio da apple será capaz de prever ataque cardíaco

Saiba quais são os principais sintomas da cardiopatia grave e conheça os tratamentos existentes