Motivação

4 Dicas de como ajudar os filhos com as tarefas escolares. Ele e o boletim vão agradecer!

Por Redação Doutíssima 01/05/2014

Ajudar seu filho com as tarefas escolares é um dos papeis que todo pai e mãe devem assumir. É desta forma que a criança se dá conta do valor dos estudos, levando este aprendizado-base para a vida toda. Não importa se o seu filho é um excelente aluno ou não, você pode e deve ajudá-lo nesta tarefa.

tarefas escolares

 

Veja nossas dicas de como ajudar o seu filho a fazer as tarefas escolares de forma positiva!

 

Como ajudar seu filho com as tarefas escolares

 

Estabeleça um horário para as tarefas escolares

Toda criança precisa de regras, não importando sua idade. A criança não possui maturidade emocional suficiente para cuidar de sua própria vida sozinha, e por este motivo a educação paterna e materna são tão importantes. As tarefas escolares, assim como todas as outras tarefas que a criança deve realizar, deve ter um horário estabelecido. Decida um horário do dia – de preferência sempre o mesmo – em que o seu filho fará suas tarefas escolares, e em que os pais possam estar em casa para ajudar nesta atividade.

Escolha um local adequado e confortável

A criança necessita de um lugar confortável para se concentrar e se dedicar na realização das tarefas escolares. Defina, juntamente com seu filho, um local para que ele faça suas tarefas escolares. Prefira uma mesa espaçosa, com uma cadeira confortável e reta, proporcional à altura da criança. Preste atenção se o local possui iluminação suficiente e abundante para que a criança não force sua visão.

 tarefas escolaresExplique a importância das tarefas escolares

A criança precisa compreender por que ele deve realizar todas as suas tarefas, ou estas ficarão sem sentido para ele, não recebendo a dedicação e atenção necessárias. Explique a importância das tarefas escolares ao seu filho: ele entenderá que elas são como um reforço que ele deve realizar fora da escola, para que ele memorize o que foi ensinado na sala de aula – pois é através dos exercícios que o cérebro grava as informações.

Elogie seu filho

A maioria dos pais possuem uma uma tendência a realizar muitas cobranças de seus filhos, e isso não é de hoje. Quando não são excessivas, as cobranças paternas e maternas servem para que seus filhos saibam priorizar a educação, comportamento, bons valores, etc. Porém, os pais devem também ter consciência da importância do elogio. Elogiar e valorizar os acertos e avanços de seu filho nas tarefas escolares fará com que ele se sinta mais seguro e tenha mais confiança em si mesmo.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Como conseguir que seus filhos ajudem nas tarefas domésticas

Como conseguir que as crianças façam os deveres de casa

Educar jogando: brincar com os seus filhos pode transformar suas vidas. Jogar faz a criança superar inúmeras dificuldades

Como fazer as crianças comerem legumes? Confira essas 8 receitas que vão fazer seus filhos amarem verduras e legumes

Relato de mãe: limites de mais ou de menos. Educar uma criança não é tão simples assim!

Como ensinar seu filho a ser mais confiante

Enurese noturna (xixi na cama): o que é? Quais suas causas? Como tratá-la?