Especialidades

Entenda como funciona o tratamento da angina: o aperto no peito vai passar!

Por Redação Doutíssima 01/05/2014

A angina é uma dor no peito causada pelo baixo fornecimento de oxigênio ao músculo cardíaco. Ocorre geralmente devido à obstrução ou espasmos das artérias coronárias, que são os vasos sanguíneos do coração.

A aterosclerose nas artérias cardíacas constitui-se da principal responsável por essa condição. Assim, o tratamento da angina varia conforme o caso e pode envolver remédios, reeducação alimentar e até cirurgia.

Frear a progressão da doença está entre os objetivos do tratamento da angina. Foto: Shutterstock

Frear a progressão da doença está entre os objetivos do tratamento da angina. Foto: Shutterstock

O desconforto causado pela angina é normalmente descrito como pressão, peso ou aperto. A dor se localiza no centro do peito, mas é comum que ela se irradie para os braços (esquerdo, principalmente), ombros e pescoço. Nota-se que a angina desencadeia-se com frequência por excesso de estresse emocional e esforço físico.

Normalmente, a angina dura cerca de um a cinco minutos, período no qual deve-se entrar em repouso absoluto e receber a medicação adequada, quando já houver a prescrição do médico.

Angina instável

Cuidado: ataques de angina que ocorrem durante o descanso e que duram mais de 15 minutos podem ser sintomas de angina instável ou mesmo de um ataque cardíaco (enfarte do miocárdio).

Decorrente da aterosclerose, a qual promove o estreitamento das artérias a partir da criação de placas de gordura, a angina instável pode levar a ataques cardíacos. Elas têm duração maior e têm intensidade crescente. Por isso, são especialmente perigosas.

Tratamento da angina

Reduzir os sintomas, frear a progressão da doença e diminuir as ocorrências futuras são os três principais objetivos do tratamento da angina. Durante uma crise de angina estável, recomenda-se o repouso imediato. Normalmente, para o alívio dos sintomas da angina, utilizam-se remédios como medicação à base de nitrato, betabloqueadores e bloqueadores dos canais de cálcio. Lembrando, claro, que o médico é quem determinará a medicação adequada.

Mais do que lidar com os sintomas, o tratamento da angina precisa identificar e reverter fatores de risco de doenças cardíacas. É preciso parar de fumar, perder peso (em caso de excesso de peso) e realizar exames de colesterol, diabetes e pressão alta. Em alguns casos, a cirurgia pode ser necessária.

A reparação da causa do problema varia conforme o caso. Quando a causa da angina decorre da obstrução de vasos coronarianos, indica-se a angioplastia, por balão ou stent, nos casos em que existe uma placa bloqueando mais de 80% do sangue da artéria. Nas situações em que existem ateromas bloqueando mais de 80% dos vasos em três artérias (ou mais), o tratamento da angina poderá ter como indicação uma cirurgia de revascularização miocárdica.

Aliviando a dor no peito

Independentemente do tratamento da angina prescrito pelo médico, o paciente deve fazer um esforço para atenuar, reduzir ou eliminar hábitos que possam desencadear uma crise. O fumo, por exemplo, sobrecarrega o coração e o faz trabalhar dobrado. O sobrepeso também deve ser observado: reduza a ingestão de gorduras, especialmente as saturadas, e de preferência procure orientação de uma nutricionista.

No aspecto emocional, cuidado com o estresse, um dos principais vilões de quem sofre com problemas cardíacos. Para reduzir a carga de estresse, procure retomar um hobby antigo, meditar, fazer uma aula de ioga ou desenvolver qualquer atividade que não lhe imponha fardos mentais.

 

 Clique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

Alerta: 4 Coisas que você sente antes de um ataque cardíaco (infarto)

Falta de potássio causa infarto? Tire as suas dúvidas agora e comece a cuidar mais da sua saúde

Síndrome de Dressler: saiba mais sobre a inflamação que pode surgir após o infarto

Poluição do ar favorece ataques cardíacos

Obesidade no Brasil: quase 70% dos brasileiros está em situação de sobrepeso

Como agir em caso de derrame (AVC)

Alto risco! Infarto em jovens e pessoas com menos de 40 anos são mais perigosos

Relógio da apple será capaz de prever ataque cardíaco

Entenda o que são as doenças cardiovasculares e quais são os grupos de risco

Entenda como o pré-operatório de cirurgia cardíaca é importante para o sucesso da operação

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

3 Remédios caseiros para tontura

Alerta: Nem toda tontura é labirintite!

Função do cérebro pode diminuir com doenças cardíacas

Atenção aos pequenos indícios! Conheça os sintomas de doença do coração que o corpo nos indica

Entenda em quais casos de tratamento é indicada a cirurgia de sopro no coração

As dúvidas sobre as principais doenças do coração: arritmia cardíaca pode matar?