Clínica Geral

Sintomas de infarto: além da dor no peito, que sinais o nosso corpo envia?

Por Redação Doutíssima 01/05/2014

O infarto agudo do miocárdio é a maior causa de mortes no Brasil. No entanto, o rápido atendimento ao paciente nos primeiros sintomas de infarto, pode reduzir em até 20% os casos de mortalidade, além de diminuir os riscos de danos ao coração. Por isto, é importante estar atento aos sinais enviados pelo nosso corpo e, assim, pode agir de forma imediata e determinante frente a esta enfermidade cardiovascular.

A dor aguda no peito é o principal sintoma de infarto. Mas não é só por este indicativo que podemos identificar a ocorrência. O corpo costuma enviar outros sinais para avisar que há algo de errado em nosso sistema cardíaco.

O infarto também pode se manifestar por meio de dores no pescoço e nas costas. Foto: Shutterstock

O infarto também pode se manifestar por meio de dores no pescoço e nas costas. Foto: Shutterstock

A dor gerada pelo infarto é uma sensação mal definida, pois pode se reproduzir em qualquer local entre o lábio inferior e a cicatriz umbilical. Mesmo que a maioria dos casos registre uma dor que começa no meio do peito e se espalha para o braço direito, é possível ocorrer sintomas menos característicos.

Outros sintomas de infarto

O infarto também pode se manifestar por meio de dores no pescoço e nas costas, formigamento no braço, falta de ar, fadiga, azia e suor excessivo. Ou seja, além da sensação de aperto no coração, a pessoa que sofre um infarto pode ter dores e desconforto em toda a sua região torácica.

As mulheres, por sua vez, apresentam características menos típicas ainda. Nelas, o infarto pode se apresentar por meio de queixas de queimação ou agulhadas no peito, podendo também ocorrer um quadro de falta de ar sem dor. Os sintomas de infarto geralmente são agudos, podendo também ser difusos, ou seja, capazes de provocar um mal-estar crescente e contínuo que pode permanecer por horas ou até dias.

Portanto, qualquer dor nestas regiões do corpo, que se mantenha por mais de 20 minutos, deve ser imediatamente investigada, especialmente se estiver associada a vômitos, suor frio, fraqueza intensa e palpitação.

Característica do sintoma

O que define o tipo de sintoma de infarto manifestado pelo corpo é a artéria obstruída. Quando o paciente apresenta obstrução na artéria coronária anterior, localizada na parte da frente do coração, surge a dor aguda no peito e formigamento no braço e na mão esquerdos.

Caso haja uma placa de colesterol ou um coágulo obstruindo a artéria circunflexa, que se encontra na parte de baixo do coração, logo acima do estômago, é comum a sensação de azia, queimação e, até mesmo, gases – sintomas que podem ser confundidos com má digestão.

Se a obstrução estiver localizada na artéria coronária posterior, que fica na parte de trás do coração, perto da espinha dorsal, o paciente pode apresentar fortes dores nas costas, que geralmente surgem em momentos de forte emoção ou de esforço físico em demasia. Já o infarto que acomete a região das coronárias diagonais, que está ligada à artéria coronária descendente anterior, gera uma forte pressão na mandíbula ou no pescoço.

Dessa forma, fica claro que o paciente pode apresentar um conjunto de sintomas de infarto. Na presença de algumas destes sinais, procure imediatamente ajuda no pronto socorro mais próximo, pois, apesar da dor diminuir com o tempo, o dano pode se tornar mais extenso e irreversível.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

Alerta: 4 Coisas que você sente antes de um ataque cardíaco (infarto)

Falta de potássio causa infarto? Tire as suas dúvidas agora e comece a cuidar mais da sua saúde

Síndrome de Dressler: saiba mais sobre a inflamação que pode surgir após o infarto

Poluição do ar favorece ataques cardíacos

Obesidade no Brasil: quase 70% dos brasileiros está em situação de sobrepeso

Como agir em caso de derrame (AVC)

Alto risco! Infarto em jovens e pessoas com menos de 40 anos são mais perigosos

Relógio da apple será capaz de prever ataque cardíaco

Entenda o que são as doenças cardiovasculares e quais são os grupos de risco

Entenda como o pré-operatório de cirurgia cardíaca é importante para o sucesso da operação

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

3 Remédios caseiros para tontura

Alerta: Nem toda tontura é labirintite!

Função do cérebro pode diminuir com doenças cardíacas

Atenção aos pequenos indícios! Conheça os sintomas de doença do coração que o corpo nos indica

Entenda em quais casos de tratamento é indicada a cirurgia de sopro no coração

As dúvidas sobre as principais doenças do coração: arritmia cardíaca pode matar?