Especialidades

Tratamento para a tromboflebite: confira os tipos da doença e como cuidar

Por Redação Doutíssima 01/05/2014

A tromboflebite é a inflamação de uma veia decorrente da formação de um coágulo. Também chamada de flebotrombose ou simplesmente de flebite, essa condição pode se desenvolver quando o paciente é obrigado a ficar imóvel durante muito tempo, como no caso de doentes que se encontram acamados após uma cirurgia, ou posteriormente a uma lesão de uma veia.

A patologia é condição comum entre toxicodependentes que se injetam drogas intravenosas, por exemplo. Normalmente, a tromboflebite ocorre na perna ou no braço. A doença se manifesta em duas formas: superficial ou profunda – o que será decisivo no tratamento para a tromboflebite.

Doença ocorre mais na perna ou no braço, de forma superficial ou profunda. Foto: Shutterstock

Doença ocorre mais na perna ou no braço, de forma superficial ou profunda. Foto: Shutterstock

Sintomas e quadros da tromboflebite

Muitas vezes, a doença evolui sem que se apresentem sintomas. Em alguns casos, no entanto, a inflamação produz sintomas como febre, palpitações, edema ou inchaço na região de manifestação e dor local que pode aumentar conforme a movimentação do membro atingido.

Normalmente, quando o tratamento para a tromboflebite é feito corretamente, ela não acarreta problemas maiores. O que pode ocorrer é a fragmentação de um trombo, que então se imiscui na circulação e pode assim obstruir um ramo da artéria pulmonar. Esse caso, de grave complicação, é chamado de embolia pulmonar e pode ocorrer em 10% a 20% dos pacientes.

Tratamento para a tromboflebite

O tratamento para a tromboflebite varia conforme o tipo da condição. Há dois tipos principais de tromboflebites, a profunda e a superficial. Como já revelam os nomes, a primeira envolve veias profundas e a segunda, superficiais.

Tromboflebite profunda

A tromboflebite profunda também é chamada de trombose venosa profunda (TVP), pois afeta o sistema venoso profundo. Pacientes com esse tipo de tromboflebite costumam apresentar dor intensa, especialmente ao flexionar-se o membro, que pode até lhe causar impotência funcional. A febre e o inchaço da área afetada são outros sinais bastante associados à tromboflebite profunda.

No caso de uma TVP, o tratamento para a tromboflebite com anticoagulantes pode começar antes mesmo do resultado do exame ecodoppler se este não estiver pronto no hospital. Explica-se: não é prejudicial o tratamento anticoagulante por até três dias em paciente que não necessita,

Por outro lado, esperar o resultado pode ser perigoso, já que perder esse tempo de tratamento pode resultar em um coágulo aderente à parede e impossível de reabsorção. Nesse caso, esperar para ter o diagnóstico mais preciso não é a melhor ideia.

Tromboflebite superficial

No caso do tratamento para a tromboflebite superficial, que se constitui da tromboflebite mais frequente, a situação também deve ser avaliada através de exame ecodoppler. É comum aqui a formação do trombo obstruindo algumas das veias dos membros inferiores que se encontram imediatamente debaixo da pele. Entre os sinais estão a dor, o inchaço e um cordão que dói ao ser encostado, ao longo da veia afetada.

Mesmo assim, dependendo do quadro clínico, ocorre o mesmo do que na trombose venosa profunda: os anticoagulantes devem ser ministrados antes do resultado do exame ecodoppler. Nem sempre, porém, eles são utilizados.

Dependendo da extensão do problema, antiagregante plaquetar e tratamento local com gelo e cremes podem ser a medida correta. Salienta-se também a importância da elevação do membro inferior atingido pela tromboflebite com o intuito de facilitar a drenagem venosa. Além disso, recomenda-se o uso de uma contensão elástica na maioria dos casos.

 

 Clique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

Alerta: 4 Coisas que você sente antes de um ataque cardíaco (infarto)

Falta de potássio causa infarto? Tire as suas dúvidas agora e comece a cuidar mais da sua saúde

Síndrome de Dressler: saiba mais sobre a inflamação que pode surgir após o infarto

Poluição do ar favorece ataques cardíacos

Obesidade no Brasil: quase 70% dos brasileiros está em situação de sobrepeso

Como agir em caso de derrame (AVC)

Alto risco! Infarto em jovens e pessoas com menos de 40 anos são mais perigosos

Relógio da apple será capaz de prever ataque cardíaco

Entenda o que são as doenças cardiovasculares e quais são os grupos de risco

Entenda como o pré-operatório de cirurgia cardíaca é importante para o sucesso da operação

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

3 Remédios caseiros para tontura

Alerta: Nem toda tontura é labirintite!

Função do cérebro pode diminuir com doenças cardíacas

Atenção aos pequenos indícios! Conheça os sintomas de doença do coração que o corpo nos indica

Entenda em quais casos de tratamento é indicada a cirurgia de sopro no coração

As dúvidas sobre as principais doenças do coração: arritmia cardíaca pode matar?