[the_ad_group id="16403"]
Dica do Nutricionista

Você sabe comer bem mesmo com pressa? Aprenda a conciliar rotina e alimentação saudável

Por Redação Doutíssima 01/05/2014

A vida é corrida, mas nada pode ser desculpa para você deixar de comer bem! A saúde do nosso corpo começa pela boca, por isso, é preciso ter bons hábitos alimentares e mantê-los mesmo quando a rotina estressante do dia a dia não nos permite fazer muito. Alguns truques são necessários e muita disciplina e boa vontade, mas você consegue manter a linha! Confira nossas dicas.

comer bem

 

Organize-se para poder comer bem mesmo com pressa!

 

No Brasil, temos o hábito de fazer compras para o mês, mas e verdade que isso pode atrapalhar o planejamento correto da alimentação. Tente fazer um cardápio semanal e adiantar o que for possível durante os fim de semana. Quantas vezes temos o armário cheio, mas só dá tempo de fazer um macarrão rápido? Cozinhe o feijão, as carnes, o que der, com avanço e depois você só precisa esquentar ou temperar.

Deixe de dar desculpas para preparar saladas. Hoje em dia, podemos comprar sacos de folhas já prontas para o consumo. Existem diversos tipos de saladas que não vão exigir mais do que abrir latas de conserva e misturar os ingredientes.

Para comer bem seguindo uma alimentação saudável, siga os princípios da pirâmide alimentar e procure fazer refeições com variedade de alimentos, moderação e na proporção correta. Use do bom senso para saber que alguns alimentos devem ser consumidos em quantidades maiores ou menores que outros.

Não fique muito tempo sem se comer. Coma a cada 3 horas. É importante comer bem nas refeições principais, mas nada de pular o lanchinho entre as refeições. Aposte em frutas, iogurtes ou num suco natural de frutas.

 

comer bem

 

Comer bem não quer dizer comer muito. Quando tiver que almoçar ou jantar em restaurantes do tipo “self-service”, coma primeiro bastante salada, deixando os pratos quentes para depois. Se for o caso de um restaurante “a la carte”, prefira os pratos mais leves, como carnes grelhadas, cozidas ou assadas. Pratos gordurosos, com frituras ou pesados como a feijoada vão pesar o estômago e te deixar cansado para o resto da jornada de trabalho.

Às vezes a pressa é muita e o tempo só dá mesmo pra um “fast-food“. Ainda assim  é possível comer bem. Busque opções mais saudáveis, como restaurantes rápidos de salada, sanduíches naturais ou comida natural. Sempre substitua o refrigerante por sucos ou água de coco.

Se você é daqueles que não consegue dispensar a sobremesa, prefira opções leves, como frutas ou receitas light. Um sorvete de fruta light é ótima opção para os mais gulosos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Aprenda a comer certo com as nossas dicas de alimentação saudável e fique em forma!

 Conheça 6 alimentos que ajudam a melhorar o humor e transforme a sua rotina

Conheça os 10 alimentos ricos em cálcio, para fortalecer os ossos e os dentes a cada garfada!

O que devo comer? Cardápio à base de 3 grupos de alimentos é essencial para manter a saúde

Distúrbios alimentares: O que faz uma pessoa comer compulsivamente?

Como eliminar a celulite com 5 tipos de alimentos

Refluxo provoca sensação de azia, queimação e mal-estar, mas pode ser resolvido com mudança de hábitos e de alimentação


[the_ad_group id="16349"]
[the_ad_group id="16404"]