Especialidades

Aneurisma da aorta. Saiba tudo sobre prevenção, sintomas, causas, diagnóstico e tratamento

Por Redação Doutíssima 02/05/2014

O aneurisma se caracteriza por ser uma dilatação localizada na parede de um vaso sanguíneo. Podendo se formar em qualquer artéria do corpo, ele se desenvolve normalmente na aorta, a maior e principal artéria do organismo. O aneurisma da aorta é uma doença grave e, dependendo de seu tamanho, pode se romper e causar uma hemorragia interna.

Para não correr esse tipo de risco, o importante é prevenir a sua ocorrência, adotando uma prática de atividade física regular e uma alimentação equilibrada, pobre em gorduras e em sal.

Aneurisma se caracteriza pela dilatação na parede de um vaso sanguíneo. Foto: Shutterstock

Aneurisma se caracteriza pela dilatação na parede de um vaso sanguíneo. Foto: Shutterstock

Embora possam ocorrer em qualquer local ao longo da aorta, que é subdivida na abdominal e na torácica, o local mais comum desta dilatação que causa o aneurisma é a área abdominal, logo abaixo das artérias renais.

Em geral, o aneurisma da aorta não apresenta nenhum sintoma característico, o que dificulta sua detecção. Além disto, cresce silenciosamente. Enquanto alguns começam pequenos e assim permanecem por anos, outros crescem mais rapidamente, exigindo acompanhamento médico.

Quanto maior o tamanho do aneurisma, maior a chance de ruptura. Se isto ocorrer, o indivíduo sofrerá dor abdominal forte e súbita, com irradiação para as costas, tonturas associada à pressão baixa, palidez, sudorese e até desmaio.

Sintomas do aneurisma aorta

Quando o aneurisma da aorta se apresenta na área abdominal, o indivíduo pode ser acometido por uma sensação de pulsação no abdômen, que pode causar dor intensa e constante na região.

Já quando se dá na aorta torácica, a doença pode gerar sintomas inespecíficos relacionados à área onde se localiza. Um aneurisma da aorta torácica que afeta a região da garganta, por exemplo, pode gerar uma dificuldade no ato de engolir, assim como um quadro de rouquidão.

O risco de sofrer com este tipo de lesão aumenta com a idade. Homens com mais de 65 anos são mais vulneráveis à doença. Quando associada a outros fatores de risco, a probabilidade de aparecimento do aneurisma da aorta aumenta. Indivíduos que já apresentem histórico de doenças, como diabetes, colesterol alto, hipertensão e doença coronária, possuem maior chance de desenvolver a lesão.

Causa e tratamento

O aneurisma da aorta geralmente está relacionado à aterosclerose, que consiste na formação de placas de gordura, ou ateromas, no interior das artérias. Como a aterosclerose enfraquece as paredes da aorta, ela acaba facilitando a sua dilatação. O diagnóstico do aneurisma pode ser facilmente feito por meio de uma tomografia computadorizada ou por Raio-X, ecografia abdominal e ecocardiograma.

Apesar da gravidade da doença, nem todo o aneurisma deve ser tratado cirurgicamente. A opção pelo tratamento a ser adotado deverá levar em consideração o tamanho do aneurisma, a sua localização, a taxa de crescimento e a saúde geral do paciente.

O objetivo do tratamento é a prevenção da ruptura. Geralmente, um aneurisma da aorta abdominal menor do que quatro centímetros pode ser monitorado por ecografia ou tomografia a cada seis meses.

A cirurgia só é indicada quando ele atinge um grande tamanho, sendo uma medida corretiva preventiva. Depois de ele se romper, nem sempre uma intervenção cirúrgica será efetiva.

 

 Clique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

Alerta: 4 Coisas que você sente antes de um ataque cardíaco (infarto)

Falta de potássio causa infarto? Tire as suas dúvidas agora e comece a cuidar mais da sua saúde

Síndrome de Dressler: saiba mais sobre a inflamação que pode surgir após o infarto

Poluição do ar favorece ataques cardíacos

Obesidade no Brasil: quase 70% dos brasileiros está em situação de sobrepeso

Como agir em caso de derrame (AVC)

Alto risco! Infarto em jovens e pessoas com menos de 40 anos são mais perigosos

Relógio da apple será capaz de prever ataque cardíaco

Entenda o que são as doenças cardiovasculares e quais são os grupos de risco

Entenda como o pré-operatório de cirurgia cardíaca é importante para o sucesso da operação

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

3 Remédios caseiros para tontura

Alerta: Nem toda tontura é labirintite!

Função do cérebro pode diminuir com doenças cardíacas

Atenção aos pequenos indícios! Conheça os sintomas de doença do coração que o corpo nos indica

Entenda em quais casos de tratamento é indicada a cirurgia de sopro no coração

As dúvidas sobre as principais doenças do coração: arritmia cardíaca pode matar?