Especialidades

Coração em pane! Reconheça os sintomas de insuficiência cardíaca e entenda o tratamento

Por Redação Doutíssima 02/05/2014

A insuficiência cardíaca é uma doença na qual o coração não consegue mais bombear sangue suficiente para o resto do corpo. É uma doença crônica de longo prazo, embora possa, às vezes, se desenvolver repentinamente. Ela pode afetar somente um dos lados do coração, apesar de, cada vez mais, ambos os lados estarem sendo afetados.

A insuficiência cardíaca está presente quando o músculo cardíaco não consegue bombear ou ejetar o sangue para fora do coração de maneira adequada. Esta é a chamada insuficiência cardíaca sistólica. Quando os músculos do coração ficam rígidos e não se enchem de sangue facilmente, a patologia é denominada a insuficiência cardíaca diastólica.

Falta de ar ao praticar exercício físico é sintoma da insuficiência cardíaca. Foto: Shutterstock

Falta de ar ao praticar exercício físico é sintoma da insuficiência cardíaca. Foto: Shutterstock

Ambos problemas significam que o coração não consegue mais bombear sangue suficiente rico em oxigênio para o resto do corpo, especialmente quando o indivíduo se exercita ou está ativo. Com isso, consequentemente, falta oxigênio e nutrientes para o resto dos órgãos, prejudicando sua capacidade de exercer sua função adequadamente.

Sintomas da insuficiência cardíaca

Os sintomas mais comuns da insuficiência cardíaca são falta de ar ao praticar uma atividade física, tosse, inchaço dos pés, tornozelos e abdômen, ganho de peso, pulso irregular ou rápido, palpitações, dificuldade para dormir, fadiga, fraqueza, desmaios, perda de apetite e indigestão.

Outros sintomas, como redução do volume da urina, náuseas e vômitos, também podem ser consequência da patologia. Crianças menores de três anos também podem apresentar suor durante a alimentação como fruto da doença.

Algumas pessoas com insuficiência cardíaca não apresentam os sintomas citados anteriormente. Nestes pacientes, os sinais mais comuns da condição são as arritmias, o hipertireoidismo, as infecções com febre alta e a doença renal.

Causas

A causa mais comum da insuficiência cardíaca é a doença arterial coronariana, um estreitamento dos pequenos vasos sanguíneos que fornecem sangue e oxigênio ao coração. A insuficiência cardíaca também pode ocorrer quando uma infecção enfraquece o músculo cardíaco, chamada de cardiomiopatia.

Cardiopatia congênita, ataque cardíaco, doença das válvulas cardíacas, arritmias e outras patologias, como enfisema, anemia severa, hipertireoidismo ou hipotireoidismo, também podem causar insuficiência cardíaca ou contribuir para seu surgimento.

Tratamento

A pessoa portadora de insuficiência cardíaca deve consultar o médico especialista, pelo menos, a cada três a seis meses, realizando todos os exames para verificar a função cardíaca. Além disso, o paciente deve tomar a medicação receitada pelo profissional, cuidar da alimentação, evitando o consumo de sal, não fumar e não beber.

Atividades físicas também ajudam a controlar a insuficiência cardíaca. O médico pode oferecer um plano de exercícios físicos seguro e eficaz para cada paciente, de acordo com o grau específico da doença.

Caso a medicação e as orientações do médico não diminuam os sintomas da doença, se faz necessária a cirurgia de válvula cardíaca, a cirurgia de ponte de safena ou a angioplastia. Dispositivos como marca-passo e cardioversor desfibrilador também são recomendados para alguns pacientes que possuem insuficiência cardíaca.

A insuficiência cardíaca grave pode exigir tratamentos como o balão intraaórtico (BIA) ou o dispositivo de assistência ventricular esquerda (DAVE) – isto quando outras terapias não funcionam mais. Eles são geralmente utilizados quanto uma pessoa está esperando por um transplante de coração.

 

 Clique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

Alerta: 4 Coisas que você sente antes de um ataque cardíaco (infarto)

Falta de potássio causa infarto? Tire as suas dúvidas agora e comece a cuidar mais da sua saúde

Síndrome de Dressler: saiba mais sobre a inflamação que pode surgir após o infarto

Poluição do ar favorece ataques cardíacos

Obesidade no Brasil: quase 70% dos brasileiros está em situação de sobrepeso

Como agir em caso de derrame (AVC)

Alto risco! Infarto em jovens e pessoas com menos de 40 anos são mais perigosos

Relógio da apple será capaz de prever ataque cardíaco

Entenda o que são as doenças cardiovasculares e quais são os grupos de risco

Entenda como o pré-operatório de cirurgia cardíaca é importante para o sucesso da operação

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

3 Remédios caseiros para tontura

Alerta: Nem toda tontura é labirintite!

Função do cérebro pode diminuir com doenças cardíacas

Atenção aos pequenos indícios! Conheça os sintomas de doença do coração que o corpo nos indica

Entenda em quais casos de tratamento é indicada a cirurgia de sopro no coração

As dúvidas sobre as principais doenças do coração: arritmia cardíaca pode matar?