Clínica Geral

Diagnóstico: calcificação da aorta. Entenda o que é, sintomas, causas e tratamento

Por Redação Doutíssima 02/05/2014

A presença de um grande depósito de placas de gordura na parte interna da aorta, principal artéria do corpo humano, responsável por irrigar o coração, pode significar uma calcificação da aorta, também chamada de esclerose. Quando isto acontece, a artéria pode perder sua elasticidade natural, reduzindo o fluxo de sangue para o coração.

O coração é um dos mais importantes órgãos do corpo, sendo o principal órgão do sistema circulatório. Somente estando saudável ele consegue manter o corpo sadio e livre de doenças. No entanto, ele também é afetado por várias doenças, muitas delas devido a hábitos alimentares ​​e estilos de vida pouco saudáveis. Uma desordem que afeta o coração, é a calcificação da aorta ou o acúmulo de sais de cálcio no vaso sanguíneo.

Diagnóstico da calcificação da aorta pode se dar pela angiografia ou ecografia. Foto: Shutterstock

Diagnóstico da calcificação da aorta pode se dar pela angiografia ou ecografia. Foto: Shutterstock

A calcificação da aorta aumenta as chances de uma pessoa sofrer de um problema cardíaco ou pulmonar. Isto acontece porque estas pequenas calcificações podem acabar por se desprender da parede da aorta, indo parar em algum órgão importante, o que pode acabar gerando problemas mais graves à saúde.

Causas da calcificação da aorta

Entre as principais causas da calcificação da aorta está o acúmulo de cristais de cálcio na aorta devido à idade ou a suplementação excessiva deste mineral ao longo da vida. Além disto, a doença pode estar relacionada a um episódio de febre reumática – que tende a estreitar o interior da aorta  e ao resultado de complicações de doenças cardíacas genéticas, como a válvula aórtica estreitada.

Pessoas que sofrem com o colesterol total alto apresentam uma maior probabilidade de desenvolver uma calcificação na aorta. O mesmo ocorre com indivíduos com excesso de peso e que fumam ou consumem bebidas alcoólicas de forma exagerada. Nestes casos, a chance da doença se desenvolver é maior.

Sintomas

Apesar de serem inespecíficos, os sintomas da calcificação da aorta podem se manifestar por meio de dores no peito (em forma de pontadas agudas) ou aperto, principalmente, durante a realização de esforços físicos.

A doença também pode se manifestar de outras formas, como cansaço, palpitações cardíacas, inchaço nas pernas, tornozelos e pés, aumento da frequência urinária, tonturas ao se levantar ou durante uma caminhada e sopro cardíaco.

É possível diagnosticar a calcificação da aorta por meio de exames como a angiografia e a ecografia. No entanto, isto dependerá do caso clínico. Cabe ao médico solicitar outros exames para uma melhor avaliação da função cardíaca do indivíduo.

Mesmo que ele não apresente quaisquer outros sintomas de uma doença cardíaca, a presença de um depósito de cálcio nas válvulas pode ser uma indicação precoce de distúrbios cardíacos relacionados. Isto porque a desordem do vaso sanguíneo não ocorre somente no coração, mas também na aorta abdominal.

Tratamento

Para tratar a calcificação da aorta, o indivíduo terá que administrar uma medicação para diluir as placas de gorduras acumuladas no interior das artérias, sendo que, em casos mais graves, terá que passar por uma cirurgia cardíaca para substituição da válvula aórtica e implantação de uma ponte de safena ou mamária.

A doença pode ser evitada de forma simples. Para tanto, opte por uma alimentação com pouquíssimas quantidades de gordura e açúcares e pela prática de atividades físicas regularmente.

 

 Clique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

Alerta: 4 Coisas que você sente antes de um ataque cardíaco (infarto)

Falta de potássio causa infarto? Tire as suas dúvidas agora e comece a cuidar mais da sua saúde

Síndrome de Dressler: saiba mais sobre a inflamação que pode surgir após o infarto

Poluição do ar favorece ataques cardíacos

Obesidade no Brasil: quase 70% dos brasileiros está em situação de sobrepeso

Como agir em caso de derrame (AVC)

Alto risco! Infarto em jovens e pessoas com menos de 40 anos são mais perigosos

Relógio da apple será capaz de prever ataque cardíaco

Entenda o que são as doenças cardiovasculares e quais são os grupos de risco

Entenda como o pré-operatório de cirurgia cardíaca é importante para o sucesso da operação

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

3 Remédios caseiros para tontura

Alerta: Nem toda tontura é labirintite!

Função do cérebro pode diminuir com doenças cardíacas

Atenção aos pequenos indícios! Conheça os sintomas de doença do coração que o corpo nos indica

Entenda em quais casos de tratamento é indicada a cirurgia de sopro no coração

As dúvidas sobre as principais doenças do coração: arritmia cardíaca pode matar?