Especialidades

Entenda como o pré-operatório de cirurgia cardíaca é importante para o sucesso da operação

Por Redação Doutíssima 02/05/2014

O principal objetivo do pré-operatório de cirurgia cardíaca é adotar condutas adequadas para diminuir o risco de complicações tanto antes quanto durante a operação. Trata-se de uma fase fundamental para que se obtenha sucesso na intervenção médica.

A cirurgia cardíaca é um procedimento de alta complexidade e, por isto, necessita que o paciente esteja em condições clínicas aceitáveis para a sua realização. As doenças cardíacas que geralmente tem indicação cirúrgica são as cardiopatias congênitas, as valvulares, as doenças da aorta, o transplante cardíaco e as doenças coronárias graves sem indicação de angioplastia.

Antes da cirurgia, médico realiza investigação sobre a saúde do paciente. Foto: Shutterstock

Antes da cirurgia, médico realiza investigação sobre a saúde do paciente. Foto: Shutterstock

Durante a fase do pré-operatório de cirurgia cardíaca, o médico deve realizar uma investigação minuciosa sobre o estado de saúde do paciente, a começar pela solicitação de exames, bem como aconselhá-lo quanto à adoção de hábitos de vida saudáveis.

O pré-operatório de cirurgia cardíaca é importante para que se conheça o paciente, prevenindo o óbito na hora da operação. A análise da sua história clínica é feita com muito cuidado. Dessa forma, o médico terá conhecimento sobre os hábitos de vida do indivíduo.

A orientação nesta fase que antecede ao procedimento cirúrgico também tem o objetivo de buscar esclarecer as possíveis dúvidas por parte do paciente, fornecendo informações necessárias a ele e esclarecendo quanto a situações de risco.

Exames no pré-operatório de cirurgia cardíaca

Para que o médico possa conhecer melhor o paciente antes da cirurgia, alguns exames devem ser realizados no pré-operatório de cirurgia cardíaca. Entre eles, podem ser citados o raio-X de tórax, o ecocardiograma, o hemograma completo, o cateterismo, a ecodoppler de artérias carótidas e vertebrais e a angiotomografia da aorta.

Além dos exames clínicos feitos no pré-operatório de cirurgia cardíaca, também devem ser realizados testes físicos bastante detalhados sobre o paciente. Neste procedimento, deve ser avaliado o estado nutricional, além da presença de lesões na pele, a higiene bucal, o tipo de tórax, a presença de sopros carotídeos, a presença de varizes, possíveis edemas e a presença de pulsos nos quatro membros, além do exame físico específico do coração, do pulmão, do abdômen, neurológico e de outros órgãos.

Outras recomendações

No pré-operatório de cirurgia cardíaca são feitas recomendações importantes ao paciente. Entre elas, não fumar, ter a diabetes controlada, vacinação anti-tetânica, anti-gripal e anti-pneumocócica, emagrecer se for necessário (mantendo o peso recomendado pelo médico) e preparar o sistema cardiovascular e respiratório com a realização de exercícios físicos e fisioterapia.

Também é recomendada a suspensão de alguns medicamentos que possam gerar problemas na fase pós-operatória como, por exemplo, metformina e anticoagulantes, além de encaminhar doadores de sangue para os hemocentros, caso se revele necessário durante a operação.

Todos os passos estabelecidos na etapa que antecede à intervenção médica servem para identificar, por meio destes exames clínicos e físicos, os possíveis riscos aos quais o paciente se submete durante a cirurgia. Após seguir todas as orientações registradas pelo médico no pré-operatório de cirurgia cardíaca, o paciente pode, então, ter segurança realizar o procedimento.

Se houver a necessidade de realizar uma cirurgia cardíaca com urgência e não houver tempo para cumprir os procedimentos do pré-operatório, ficam reduzidas as chances de sucesso da operação, que, apesar disso, deverá ser realizada.

 

 Clique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

Alerta: 4 Coisas que você sente antes de um ataque cardíaco (infarto)

Falta de potássio causa infarto? Tire as suas dúvidas agora e comece a cuidar mais da sua saúde

Síndrome de Dressler: saiba mais sobre a inflamação que pode surgir após o infarto

Poluição do ar favorece ataques cardíacos

Obesidade no Brasil: quase 70% dos brasileiros está em situação de sobrepeso

Como agir em caso de derrame (AVC)

Alto risco! Infarto em jovens e pessoas com menos de 40 anos são mais perigosos

Relógio da apple será capaz de prever ataque cardíaco

Entenda o que são as doenças cardiovasculares e quais são os grupos de risco

Entenda como o pré-operatório de cirurgia cardíaca é importante para o sucesso da operação

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

3 Remédios caseiros para tontura

Alerta: Nem toda tontura é labirintite!

Função do cérebro pode diminuir com doenças cardíacas

Atenção aos pequenos indícios! Conheça os sintomas de doença do coração que o corpo nos indica

Entenda em quais casos de tratamento é indicada a cirurgia de sopro no coração

As dúvidas sobre as principais doenças do coração: arritmia cardíaca pode matar?