Motivação

Entenda quais são os benefícios do otimismo e torne os contratempos da vida mais leves

Por Redação Doutíssima 02/05/2014

Muito gente se divide quando o tema é ser otimista. Muitos acreditam que ser realista é a melhor opção pois assim evitamos decepções. A questão é que os inúmeros benefícios do otimismos não são conhecidos dessas pessoas. Ser otimista é ter naturalmente um pensamento positivo em qualquer situação. Um otimista não passa desapercebido. Sua visão positiva da vida é uma das suas características mais marcantes, e por isso, todos sabemos reconhecer uma pessoa otimista. Em situações de catástrofes, por exemplo, onde a atenção de muita gente está sobre a perda, o otimista vê a solidariedade dos voluntários e as chances de mudança. Realmente a gente nota um otimista.

benefícios do otimismo

 

Diversos são os benefícios do otimismo. Você os conhece?

 

Entre os benefícios do otimismo, encontra-se a longevidade. Otimistas vivem mais e mais felizes. A expectativa de vida das pessoas que pensam positivo varia de 6 a 10 anos a mais do que a dos pessimistas, segundo resultados de pesquisas. Os benefícios do otimismo atuam diretamente não apenas em pessoas jovens, mas também em idosos. Outros estudos chegaram à conclusão de que idosos otimistas apresentam menor declínio físico e se mantêm saudáveis por mais tempo do que aqueles que não têm essa característica.

Além disso, adolescentes otimistas têm uma maior autoestima e sofrem menos com as adaptações da vida durante esse difícil período. Ser otimista previne a depressão entre adolescentes e jovens. Os pais têm um papel importante, podendo educar os filhos para o otimismo desde pequenos.

Quem diria, ser otimista pode prevenir doenças cardiovasculares. Outra boa notícia entre os benefícios do otimismo. As ligações diretas entre o pensamento positivo e o coração ainda não são claros. Contudo, em pesquisa realizada na Holanda, cientistas perceberam que os voluntários otimistas tinham menor risco cardiovascular.

benefícios do otimismo

É preciso ver o otimismo como um estilo de vida o mais cedo possível, já na juventude, mas nunca é tarde para começar a mudar sua visão do mundo e se tornar um otimista na terceira idade. Muita gente nasce com o otimismo no sangue, uma herança genética ou pela maneira como foi educado desde pequeno. Contudo, podem gozar dos benefícios do otimismo mesmo as pessoas que não tiveram essa sorte. Psicólogos garantem que mudança de hábitos, um convívio com pessoas otimistas ou mesmo fazer tratamentos psicológicos pode levar um pessimista ao otimismo.

 

No vídeo abaixo você pode conferir mais sobre os benefícios do otimismo e seu impacto na vida profissional e em geral. O consultor convida  à uma mudança de atitude para tornar-nos otimistas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

6 Dicas para ser uma pessoa mais positiva

Psicólogos explicam e dão dicas sobre como educar as crianças corretamente e sem traumas

20 Maneiras simples de ser feliz

Pessoas felizes reduzem risco de morte em até 35%, diz estudo. A felicidade é a chave para viver mais

Seja uma pessoa melhor com a ajuda da psicologia. Aprenda como transformar alguns defeitos em qualidades e viva mais feliz

5 Alimentos que te deixam mais feliz

Envelheça bem: centenários são mais felizes