Especialidades

Passos simples para começar o tratamento para má circulação em casa

Por Redação Doutíssima 02/05/2014

Mais comum entre as mulheres que estão acima do peso ideal e fazem uso da pílula anticoncepcional habitualmente, a má circulação sanguínea é causada pelo acúmulo de gordura nas paredes das artérias. Para compreender as formas de tratamento para má circulação, é preciso primeiro descobrir por que e como ela ocorre.

A condição provoca enfermidades que se manifestam nas extremidades do corpo como braços, mãos, dedos, pernas, pés, nariz, lábios e pele do rosto. Em períodos de frio, este problema de saúde se agrava ainda mais, visto que as baixas temperaturas provocam a contração das artérias periféricas, dificultando a passagem do sangue.

Má circulação é causada pelo acúmulo de gordura em paredes de artérias. Foto: Shutterstock

Má circulação é causada pelo acúmulo de gordura em paredes de artérias. Foto: Shutterstock

A boa notícia para começar o tratamento para má circulação é que conhecer e adotar algumas medidas básicas é suficiente para evitar o problema e se sentir bem. E o melhor: tudo isso pode ser feito em casa .

Tratamento para má circulação

O tratamento para má circulação sanguínea pode ser feito com o consumo de alimentos que estimulam a circulação. Entre eles, podem ser citados a pimenta caiena, beterraba, castanha da índia, laranja, carqueja, alho, ginkgo biloba e gengibre.

Além disto, outra forma de tratamento para má circulação – que é natural e se revela bastante eficaz – é evitar ficar muito tempo sentado ou de pé em uma mesma posição.

Ao inserir, no seu dia a dia, as orientações listadas abaixo, é possível prevenir e ajudar a tratar o problema da má circulação de maneira eficiente e satisfatória. Confira as dicas e mude sua vida para melhor!

Vista roupas confortáveis: não use peças, sapatos e tênis que apertem os músculos das pernas, a cintura e os pés, o que dificulta a circulação do sangue.

Coma alimentos que sejam ricos em fibras: isto auxilia na boa digestão. Assim, você evita o aumento da pressão abdominal e a debilitação das paredes das veias sanguíneas.

Mantenha, sempre que possível, as pernas elevadas: isto faz com que o sangue retorne as veias de forma eficiente. Procure levantar um pouco as pernas enquanto se está sentado. Na hora de dormir, coloque os pés sobre uma almofada alta.

Pratique exercícios físicos regularmente: a atividade física beneficia a circulação sanguínea. Faça uma caminhada, dê uma corrida, se alongue. Qualquer atividade é válida e é benéfica.

Prefira alimentos com gorduras poli-insaturadas: além de ajudar a regular a pressão arterial, a coagulação e a vasodilatação, este tipo de lipídio aumentando a fluidez na corrente sanguínea.

Mantenha-se bem hidratado: procure beber diariamente entre dois e três litros de água. O consumo de líquido facilita a eliminação de toxinas e melhora a circulação sanguínea.

Fuja do calor excessivo: evite temperaturas muito altas ou durante um longo período. O calor causa a vasodilatação dos vasos capilares sanguíneos, gerando cansaço, sensação de peso, inchaço e dor nas extremidades.

Faça massagens relaxantes: além de melhorar a irrigação dos tecidos, a técnica beneficia a circulação do sangue.

– Use meias-elásticas: o uso diário de meias-elásticas de compressão melhora a circulação sanguínea de retorno. Ou seja, ajuda o sangue a subir até o coração.

– Pare de fumar e de beber: o cigarro compromete as artérias e possibilita o aparecimento de varizes.

Caso estas orientações não o ajudem no tratamento da má circulação do sangue em seu corpo, procure um médico especialista para realizar uma avaliação mais aprofundada sobre o problema.

 

 Clique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

Alerta: 4 Coisas que você sente antes de um ataque cardíaco (infarto)

Falta de potássio causa infarto? Tire as suas dúvidas agora e comece a cuidar mais da sua saúde

Síndrome de Dressler: saiba mais sobre a inflamação que pode surgir após o infarto

Poluição do ar favorece ataques cardíacos

Obesidade no Brasil: quase 70% dos brasileiros está em situação de sobrepeso

Como agir em caso de derrame (AVC)

Alto risco! Infarto em jovens e pessoas com menos de 40 anos são mais perigosos

Relógio da apple será capaz de prever ataque cardíaco

Entenda o que são as doenças cardiovasculares e quais são os grupos de risco

Entenda como o pré-operatório de cirurgia cardíaca é importante para o sucesso da operação

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

3 Remédios caseiros para tontura

Alerta: Nem toda tontura é labirintite!

Função do cérebro pode diminuir com doenças cardíacas

Atenção aos pequenos indícios! Conheça os sintomas de doença do coração que o corpo nos indica

Entenda em quais casos de tratamento é indicada a cirurgia de sopro no coração

As dúvidas sobre as principais doenças do coração: arritmia cardíaca pode matar?